Video sobre LER – Fundacentro

video sobre LERNeste video da Fundacentro podemos ver como o problema da LER é antigo

“O vídeo enfoca um sociopsicodrama do qual participaram trabalhadores portadores de LER. Traz depoimentos desses trabalhadores, de técnicos que trabalham com essa problemática — médicos, psicólogos, ergonomista — e de um sindicalista.

Mostra ambientes de trabalho em processos nos quais, sabidamente, ocorre LER.
O vídeo procura, ainda, evidenciar a história pessoal do aparecimento do distúrbio, sentimentos e sintomas, contextualização na vida e no trabalho, aspectos clínicos, psicossociais, culturais e da organização do trabalho.”


“A necessária posição da mão para fazer correr a pena sobre o papel conduz a não leve dono que, com o correr do tempo, estende-se a todo o braço e reduz o vigor da mão.
Assim o pai da Medicina do Trabalho, o médico italiano Bernardino Ramazzini, descreveu, em 1700, as lesões apresentadas por escribas. Mas será que o quadro descrito é o mesmo que observa nos dias de hoje entre trabalhadores de diversos ramos? Parece que não. Fato novo está presente: os movimentos estereotipados, a intensificação do trabalho em busca de produtividade, a decomposição das tarefas em fragmentos de complexidade decrescente, que exigem controle externo para articular os elos da cadeia produtiva e limitam a expressão da criatividade do trabalhador. Por outro lado, as diversas facetas da revolução da informática acrescentaram novos ” temperos” as transformações determinadas pela Revolução Industrial e seus primeiros desdobramentos: o Taylorismo e o Fordismo. A compreensão do fenômeno LER-DORT não será completa até que se deixe de ver o individuo doente dissociado do trabalho e do mundo que o cerca. A prevenção é a única forma eficaz de lidar com a questão e requer uma ação conjunta, envolvendo não só empresas, trabalhadores e profissionais da área de segurança e saúde, mas também vários outros segmentos da sociedade.”

Darcy Mendes Darcy Mendes (772 Posts)

Técnico em Segurança do Trabalho, graduado em Gestão Ambiental e especialização em Prevenção e Combate a Incêndio. Nas horas vagas sou músico e professor de violino!!!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você é um robô? *