3 dificuldades que eu enfrentei como Técnico de Segurança
Neste texto falarei sobre 3 dificuldades que enfrentei no meu início como Técnico de Segurança.
Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!Falarei de 3 dificuldades que eu enfrentei como Técnico de Segurança, mas que pode ser comum a muitos técnicos (as) de segurança. Também comentarei como eu driblei essas dificuldades.
Antes de falar sobre as minhas dificuldades, já adianto que penso que a principal dificuldade dos recém-formados é o primeiro emprego, mas como falei em um video sobre as 7 dificuldades que você poderá enfrentar na profissão de técnico de segurança (VIDEO NO FINAL), eu não passei por isso, pois já havia muitas vagas quando me formei.
Então vamos às minhas dificuldades:
Primeira dificuldade – Timidez
A primeira dificuldade que enfrentei foi a timidez e até já fiz um video bem recente sobre isso. Onde falo exclusivamente sobre esse tema. Quem não viu, recomendo fortemente que veja esse video.
Segunda dificuldade que enfrentei
Relacionamento
Essa é uma das sete dificuldades que mencionei no video que está na descrição, e que eu tive bastante dificuldade, pois está diretamente ligado ao primeiro item – Timidez.
Como que eu enfrentei essa dificuldade? Não foi fácil! Exigiu muito de mim, mas aos poucos eu fui me soltando. A dica principal é: procure saber o que as pessoas gostam; veja se têm algo em comum com você. A partir daí fica fácil se relacionar. Eu fiz muitos amigos na área de trabalho, simplesmente conversando sobre outros assuntos, mesmo que meu objetivo principal fosse a segurança. No momento certo eu entrava com o tema e aí ficava fácil tratar de assuntos que poderia chatear o interlocutor se eu não tivesse preparado o terreno antes.
Terceira dificuldade que enfrentei
Situações de emergência
Essa é outra dificuldade que tive que enfrentar, pois sempre tive dificuldades com emergências. Não era do tipo que desmaiava ao ver sangue, mas eu tinha dificuldade para tomar iniciativas e, em emergências, agir rápido pode de fazer muita diferença.
Essa dificuldade comecei a enfrentar já durante o curso. Quando fiz o treinamento de prevenção e combate a incêndios e tive que entrar na casa de fumaça, por exemplo. Controlar o pânico e manter a calma é primordial nessas horas. E posso dizer que enfrentei situações reais desse tipo durante minha trajetória. Quando já estava atuando, ao sair para uma emergência, no caminho eu já ia me preparando psicologicamente para o que iria enfrentar.
Tem situações que nós só vamos saber a nossa reação, quando estas aparecem em nossa frente. Então, o básico é manter a calma e não perder o controle.
Muito bem! Então essas foram minhas maiores dificuldades. É claro que tiveram outras, mas essas que citei foram as que me deram mais trabalho!
No entanto, isso não me impediu de me tornar um TST respeitado nas áreas por onde passei!
Não desista! Você também vencerá as suas dificuldades!