5 características que um bom Técnico de Segurança do Trabalho tem

5 características que um bom Técnico de Segurança do Trabalho temNesta postagem falarei sobre as 5 características que um bom Técnico de Segurança do Trabalho tem.

Não basta conhecer toda a NR e toda a legislação pertinente à nossa profissão. Só isso não fará de você um bom profissional.

É claro que o conhecimento é um diferencial em qualquer profissão, mas não é o suficiente para colocar ninguém no topo da categoria; principalmente quando se trata da profissão de Técnico de Segurança do Trabalho. Nesta lista eu falarei um pouco sobre as 5 características que um bom técnico de segurança do trabalho tem e que considero importante para o TST.

1 – Ter autocontrole

Essa é uma característica primordial para quem quer ser um bom Técnico de Segurança, pois é o autocontrole que vai mostrar para os outros que você é capaz de resolver conflitos; de permanecer sereno, mesmo em situações difíceis. Não é algo simples, pois haverá situações extremas em que a vontade é de “soltar os cachorros”, mas isso só vai demostrar fraqueza. Então, conte até dez, respire fundo e assuma o controle da situação.

2 – Dominar o assunto

Se você quer ser um bom Técnico de Segurança, precisa dominar os assuntos principais que estão relacionados ao setor que você vai trabalhar. NRs aplicáveis, procedimentos internos, processo – enfim, tudo que você achar interessante, procure aprender. Não estou dizendo para decorar tudo, mas para ter conhecimentos básicos pelo menos. Se for participar de uma reunião, leve anotado tudo que achar interessante sobre a pauta. Não seja pego de calça curta se alguém lhe perguntar algo!

3 – Relatórios diários

Tire um tempo para fazer um relatório diário de tudo o que aconteceu. Se possível, anote o assunto, local e horário. Além de nomes de pessoas envolvidas. Isso é algo que falo por experiência própria. Certa vez fui questionado sobre alguma coisa e fui nos meus relatórios e mostrei: nesse dia e nessa hora , eu estava fazendo essa atividade! Acabou o problema! Esse é um relatório só seu!

4 – Seja solícito

Não fique achando que você deve fazer apenas pelo que está sendo pago. Isso só demonstra mediocridade e egoísmo. Nós não vivemos em uma caixinha. Cedo ou tarde vamos precisar de ajuda, e se você só “fazia a sua parte”, vai ficar sozinho. Ninguém vai querer te ajudar. Então, esteja disponível para auxiliar um colega que está com alguma dificuldade. Demonstre empatia com os colegas! Isso não significa fazer tudo para algum preguiçoso, mas ajudar quando realmente for necessário. Essa é uma característica que devemos tomar cuidado, pois alguém pode achar que você é bonzinho e começar a empurrar o trabalho duro prá você.

5 – Boa comunicação

Deixei por último por se tratar de uma característica importantíssima ao Técnico de Segurança do Trabalho. Saber se comunicar fará uma grande diferença na sua vida profissional.

Se comunicar bem não é sair falando tudo o que pensa igual um papagaio. Quem se comunica bem é porque sabe ouvir! Aliás, o bom comunicador ouve mais do que fala!

Espere o momento certo de falar e fale apenas o necessário. Não seja prolixo! Eu vi TST ser demitido porque falava demais!

Este um é assunto que daria uma nova postagem! Então vou parar por aqui!

Espero que tenham gostado da lista, mas é claro que tem outras características, mas segundo minha experiência, mas aplicando essas 5 já te ajudarão muito em sua vida profissional.

Até a próxima!

 

 

 

Darcy Mendes Darcy Mendes (812 Posts)

Técnico em Segurança do Trabalho, graduado em Gestão Ambiental e especialização em Prevenção e Combate a Incêndio. Nas horas vagas sou músico e professor de violino!!!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *