Seis dicas de comportamentos essenciais do Técnico de Segurança durante um treinamento

comportamentos essenciais do Técnico de Segurança durante um treinamento

Elaborar e ministrar treinamentos é tarefa básica de um Técnico de Segurança e essas seis dicas de comportamentos essenciais do Técnico de Segurança durante um treinamento, pode fazer toda a diferença no resultado esperado.

Veja também: DEZ DICAS PARA SE DAR BEM EM UM TREINAMENTO

Vamos aos 6 comportamentos:

 

01 Pontualidade

O instrutor nunca deve chegar atrasado em um treinamento. De preferência chegar com um mínimo de 15 minutos de antecedência. Isso além de demonstrar responsabilidade, vai possibilitar conferir os equipamentos antes que alguém chegue no local.

02 Seriedade

O Técnico de segurança não deve ficar fazendo piadinhas e brincando durante um treinamento. Não é para ficar carrancudo o tempo todo. Ser simpático não faz mal a ninguém, mas se ficarmos “dando mole”, corremos o risco de perdermos o controle do treinamento;

03 Aparência

Não seja um Técnico de Segurança desleixado (nem falo das Técnicas, porque elas estão sempre bem arrumadas), falo mesmo é dos marmanjos que não atenção a esse detalhe. Não importa se você trabalha de uniforme o tempo todo. O importante é que esteja limpo e em boas condições. Cuide da aparência de modo geral. Se for mulher, cuidado com roupas muito “chamativas”;  isso pode tirar a atenção dos treinandos.

04 Segurança

Você precisa demonstrar segurança sobre o tema que está falando. Nada pior do que um instrutor que fala sobre algo que não tem certeza. O treinamento perde toda a credibilidade. Por isso eu sempre recomendo estudar muito o assunto.

05 Exemplo

Seja exemplo! Não dê moleza, pois todos os olhos estarão sobre você. E aqui estou falando de treinamento que envolve parte prática. Cuidado com deslizes, pois isso também pode acabar com o treinamento. E olha que eu vi isso acontecer e a reação dos treinandos não foi nada legal!

06 Criativo

Use e abuse da criatividade! Nada mais chato do que um treinamento onde alguém passa uma hora falando, falando sem parar. Isso é cansativo e pouco proveitoso. Faça dinâmicas, competições sadias, use de perguntas, cite exemplos, peça a participação de alguém…Torne o treinamento algo prazeroso e não apenas mais um treinamento.

 

Essas são as seis dicas de comportamento do Técnico de Segurança durante um treinamento. É claro que existe muito mais, mas por enquanto são essas que eu deixo aqui e espero que gostem!

Valeu e até a próxima postagem!

Darcy Mendes Darcy Mendes (812 Posts)

Técnico em Segurança do Trabalho, graduado em Gestão Ambiental e especialização em Prevenção e Combate a Incêndio. Nas horas vagas sou músico e professor de violino!!!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *