PROGRAMA PADRINHO ou CUIDADO ATIVO – Qual o melhor? Tem diferença?

SECONCI PROMOVE BLITZ DA SEGURANÇA NOS CANTEIROS DE OBRAPROGRAMA PADRINHO ou CUIDADO ATIVO – Qual o melhor? Tem diferença?

Cuidado Ativo e Programa Padrinho. O que eles têm em comum e quais as diferenças? É possível utilizar os dois?

A maior diferença entre essas duas ferramentas de segurança, está no fato de que o Padrinho tem uma responsabilidade para com seu afiliado, enquanto que, no cuidado ativo, a responsabilidade é de todos, ou seja, todos devem estar sempre preocupados com todos. A maior dificuldade da implantação do Cuidado Ativo, pode estar no fato de que nem todos aceitam ser corrigidos quando são flagrados fazendo algo fora do padrão aceitável. Sendo assim, o cuidado ativo não tem tanta eficácia, quanto o programa padrinho, mas não deixa de ser uma ferramenta importante nas empresas. Se for bem trabalhada, pode sim, ser uma ajuda importante na prevenção de acidentes. Porém, é utopia achar que essa ferramenta vai resolver todos os problemas de segurança da sua empresa.

PROGRAMA PADRINHO

  • Esse é um programa de fácil implantação e demanda pouco tempo e quase nada de investimento;
  • Está focado na proteção de funcionários recém contratados, através da supervisão de um funcionário mais antigo, por um determinado tempo (chamo isso de ambientação);
  • É bem direcionado, pois tem um objetivo específico e um responsável direto pelo bom funcionamento do programa;
  • Deve ter acompanhamento via relatório para registrar todas as fases: ambientação na área, normas aplicáveis e procedimentos operacionais;
  • Ao término do programa com o afiliado, este deve ser avaliado antes de ser liberado para se tornar independente do padrinho.

CUIDADO ATIVO

  • Demanda mais atempo para implantação, pois dependerá de conscientizar todos os funcionários em relação ao programa;
  • Não tem responsável direto (todos são responsáveis por todos);
  • Pode ter baixa aceitação por parte de funcionários mais antigos (resistência ao ser interpelado por funcionários mais novos);
  • Dificuldade de implantação em áreas onde os funcionários têm pouca interação;
  • Nem sempre o funcionário pode estar atento aos seus colegas (tem atividade que exige mais concentração);
  • O trabalhador pode estar mais preocupado em cumprir com suas entregas, do que ficar observando se um colega está ou não em risco.

CONCLUSÃO

Não resta dúvidas de que os dois programas são muito importantes na prevenção de acidentes, porém não dá para acreditar que só isso vai eliminar todos os acidentes.

No entanto, toda e qualquer ferramenta de segurança, tem sua importância e deve ser implantada.

O Programa Padrinho é muito assertivo, porém está restrito a apenas funcionários recém admitidos, deixando de fora os demais. O Cuidado Ativo tem uma abrangência maior, porém tem suas limitações, principalmente se não for bem trabalhado durante sua implantação.

Todavia, vale a pena trabalhar com os dois sim!

Eu vi esses dois programas funcionando e posso dizer que são de grande valia para prevenção de acidentes.

 

Darcy Mendes Darcy Mendes (812 Posts)

Técnico em Segurança do Trabalho, graduado em Gestão Ambiental e especialização em Prevenção e Combate a Incêndio. Nas horas vagas sou músico e professor de violino!!!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *