Tem risco o uso de lente de contato no trabalho?

Tem risco o uso de lente de contato no trabalhoNos anos 80 ficou famosa a história de que soldadores e eletricistas haviam perdido a visão por estarem usando lente de contato durante operações em que ficaram expostos aos raios da solda elétrica e arco elétrico, respectivamente.

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Com o advento da internet essa notícia acabou se espalhando e até hoje rola por aí. Porém, apesar de não ser recomendado o uso da lente para alguns tipos de atividades, as definições quanto ao uso ou não em determinadas áreas devem ser da empresa após análise detalhadas das condições do local.

RECOMENDAÇÕES A SEREM SEGUIDAS:

1) Conduzir uma análise de riscos aos olhos no ambiente de trabalho, que inclua quais os contaminantes presentes, seus limites de exposição, se há possibilidade de irritação aos olhos, estado físico em que se encontra: poeiras, líquidos ou vapores, e possíveis vias de exposição. Para os usuários de lentes de contato a análise de risco deve incluir avaliação de possíveis reações do contaminante com a lente.
2) Uma vez definida a presença de gases e vapores no ambiente, a mínima proteção requerida para os olhos, são óculos ampla visão, bem vedados e não ventilados, ou respirador tipo peça facial inteira, seja para um usuário de lente de contato ou não.
3) Os supervisores da área de segurança devem saber de todos os funcionários que usam lentes de contato, para garantir que a correta proteção está disponível.
4) Usuários e visitantes devem ser notificados de áreas onde o uso de lentes de contato seja proibido, por políticas da empresa.
As recomendações acima, foram tiradas do boletim NIOSH, e se aplicam à ambientes com gases e vapores, não à ambientes, com calor excessivo, ou presença de particulados.

Para saber mais sobre os boatos citados acima, acesse os links abaixo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *