Esta semana acordei com um barulho incomum em minha rua calma e tranquila de um bairro antigo da cidade. Olhei pela janela e vi homens limpando entre os paralelepípedos. Fui surpreendido (pelo lado ruim), – pensei: vão asfaltar a rua.
Sou morador novo na rua e fiquei sabendo por intermédio de vizinhos, que por várias vezes passaram listas para asfaltar a rua, mas os moradores não concordaram (eu também não concordaria), aliás não concordo e por várias razões:
- O asfalto aquece mais que os paralelepípedos;
- O asfalto impermeabiliza o solo e impede a infiltração das águas da chuva;
- O asfalto faz aumentar a velocidade dos carros;
- Aumenta o risco para os pedestres;
- O asfalto utiliza recursos não renováveis. (tudo bem, o paralelepípedo também é, mas demora séculos para deteriorar);
Esses são apenas alguns dos motivos pelos quais não aprovo a pavimentação asfáltica em ruas de paralelepípedos (salvo em lugares de grande movimentação e sem preocupações urbanísticas).
Infelizmente, aqui no Brasil, asfalto ainda é símbolo de progresso – carro chefe de candidatos a uma cadeira na câmara de vereadores de qualquer cidade que se preze “- Se eleito for, asfaltarei todas as ruas do bairro!”. Aliás, recebi uma carta da câmara em nome de um determinado edil, explicando que o mesmo havia prometido em época de campanha, que asfaltaria “a única rua de paralelepípedo do bairro”. E continua: “a rua de paralelepípedo danifica os carros. Ora, é só andar devagar que os carros não serão afetados!
Além do mais, o conceito de que asfalto significa mais “conforto ao dirigir = mais segurança = menor risco de acidentes; na Europa esse entendimento já foi ultrapassado pela constatação de que mais conforto = mais ilusão de segurança = maior velocidade = maior risco de acidentes.” (Asfaltar paralelepípedo não é progresso)
Sendo assim, só temos a perder com esse tal de progresso retrógrado ainda cultuado em nosso país!
Muito melhor asfalto… mais liso, mais bonito, mais plano, etc.
Caro Ronald, creio que não leu o texto completo! O conceito de que asfalto é mais seguro e coisa e tal já está ultrapassado há muito tempo em países desenvolvidos. Principalmente na Europa!
Blz
e os prejuizos dos motoristas quem paga? Ainda tem outra o asfalto tem aderencia muito melhor ou seja mais seguro.
Carro anda devagar pq estásendo destruido pelo paralelepípedo. A questão é outra fazer carros menos poluentes isso sim, sem abri mão da segurança.
Cara, muito bom o post… Estou formulando um projeto pra escola sobre a troca de asfalto por paralelepípedo nas Ruas proximas ao Centro. Valeu a ajuda, continue postando ;D
Poxa vida, nunca tinha visto o esfalto por esse ângulo… Sensacional! Já tinha uma quedinha pelos paralelepípedos por causa do charme que eles trazem… Agora virei fã de carteirinha srs.
Muito bom, concordo plenamente com você porque alem de tudo o paralelepípedo traz um ar mais antigo para a rua o que a deixa muito mais bonita.Acredito que você tenha errado numa parte :"a única rua de paralelepípedo da rua".Não seria a unica rua de paralelepípedo da CIDADE.forra isso belo post. 😀
Valeu Horácio! Obrigado pelo comentário e pela correção…aliás, já corrigi!!!Abs.