Segurança do Trabalho: Informações para Técnicos de Segurança e Engenheiros de Segurança do Trabalho. Modelos de documentos, Legislação, PPRA, PCMSO, CIPA.
Embora a legislação ambiental brasileira seja uma das mais rigorosas do mundo, todos nós sabemos que ela não é cumprida em todo seu teor. Em casos isolados, a lei realmente funciona, mas naquilo que é hoje, a maior ferida ambiental brasileira, o desmatamento da floresta amazônica, parece que a legislação simplesmente não existe. Apesar de toda luta que vemos nos meios de comunicação, a Amazônia só diminui cada vez mais. Será que precisa mudar a legislação? Talvez sim em muitos pontos. Mas a questão maior é fazer cumprir o que já existe.
Em encontro realizado na última terça-feira (11), os ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA); da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e do Meio Ambiente (MMA) decidiram que vão reativar o grupo de trabalho sobre revisão e atualização da legislação ambiental brasileira. Neste caso, a proposta é renovar a legislação ambiental relativa às atividades econômicas do meio rural.
Em se tratando de áreas rurais, a legislação existente já é bem rigorosa e nos grandes centros já é cumprida ao menos nos itens mais agravantes. Ainda é possível ver pequenas propriedades contradizendo normas, principalmente no que diz respeito a desmatamento. Ainda assim, mudar a legislação simplesmente, não é a solução, mas sim intensificar a fiscalização que hoje é bastante precária. Os órgãos ambientais trabalham muito mais por denúncias recebidas, do que propriamente pelas suas fiscalizações. Normalmente quem sofre maior vigilância ainda são as grandes empresas que têm um potencial maior de contribuição na poluição ambiental.
O tema é complexo e basta observar uma frase do ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel,“Temos que preservar e produzir, além de garantir os direitos das populações tradicionais, dos ribeirinhos, dos indígenas e dos pescadores”. Aqui o ministro diz nas entre linhas que não é adequado opor produção e preservação.A sobrevivência do ser humano ainda é mais importante na hora de tomar uma decisão na área ambiental e é compreensível que seja assim. Não seria possível proteger o meio ambiente em detrimento da vida na terra. O progresso tem que existir. Mas o que temos visto não é bem assim. Tem gente destruindo o meio ambiente seja no meio rural ou na indústria e apesar de toda a legislação existente, continuam nas suas empreitadas rumo ao caos ambiental.
São muitas as ações isoladas em prol da preservação do meio ambiente, mas com certeza as leis são as nossas maiores aliadas. Basta fazer cumpri-las. Enquanto nossos políticos ficam discutindo as mudanças na legislação, os empresários e agricultores inescrupulosos continuam a degradar o meio ambiente. Que é preciso regularizar as situações pendentes todos nós sabemos, mas o que urge mesmo é ter gente suficiente para fazer cumprir o que já existe. São milhares de profissionais da área ambiental que estão se formando todos os anos e, a não ser pela ação de boa vontade ou até por conta das certificações ambientais de algumas empresas, a grande maioria ainda não tem um profissional da área ambiental. Por que não tornar obrigatória a presença de um Gestor Ambiental em todas as empresas e até em grandes produtores rurais? Foi assim que se conseguiu a redução de acidentes; tornando obrigatória a presença dos profissionais de segurança dentro das empresas. Obviamente que obedecendo alguns critérios para a contratação ou não do profissional. Isso tornaria muito mais fácil o trabalho da fiscalização.
Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!
Nas questões ambientais dentro das empresas, o que temos visto são as ações concentradas em (A)corrigir seus passivos ambientais até onde isso é possível e (b) evitar novas agressões ao meio ambiente. Porém, no meio rural é muito mais difícil conseguir recuperar uma área degradada sem a presença de um profissional habilitado para tal. O pequeno produtor não tem conhecimentos e nem verba para tal e os grandes produtores não têm interesse em fazê-lo. Salvo raras exceções que vemos nos meios de comunicação, a maioria só pensa em produzir, esquecendo totalmente a preservação ambiental.
A necessidade de aprimoração da legislação ambiental pode e deve ser discutida sempre. Se é para melhorar os meios de parar com a destruição do meio ambiente, então isso tem que ser feito o mais rápido possível. Enquanto isso que se cumpra a legislação existente e a natureza agradece.
Além de discutir alterações mais que urgente, a legislação atual deve ser cumprida com rigor, coisa que não acontece. Parabéns por levantar o tema, Darcy!Abraços
PROGRAMA PADRINHO ou CUIDADO ATIVO – Qual o melhor? Tem diferença? Cuidado Ativo e Programa Padrinho. O que eles têm em comum e quais as diferenças? É possível utilizar os dois?Thank you for reading this post,...
Conheça e veja como instalar o Workrave O Workrave é um software gratuito e de código aberto projetado para ajudar as pessoas a se manterem saudáveis e produtivas enquanto trabalham em seus computadores por longos pe...
Thank you for reading this post, don't forget to subscribe! Elaborar e ministrar treinamentos é tarefa básica de um Técnico de Segurança e essas seis dicas de comportamentos essenciais do Técnico de Segurança duran...
Nesta postagem falarei sobre as 5 características que um bom Técnico de Segurança do Trabalho tem. Não basta conhecer toda a NR e toda a legislação pertinente à nossa profissão. Só isso não fará de você um bo...
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Muito boa a matéria!
Além de discutir alterações mais que urgente, a legislação atual deve ser cumprida com rigor, coisa que não acontece. Parabéns por levantar o tema, Darcy!Abraços