O procedimento de Lockout Tagout (LoTo ideal) é de extrema importância para a indústria. Através dele é possível realizar manutenções e inspeções seguras em instalações elétricas ou serviços que fazem uso de energias perigosas.
Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!Para realizar o Programa de Controle de Energias Perigosas (PCEP), também conhecido por Lockout Tagout, é preciso isolar e controlar as fontes de energia com o travamento feito por dispositivos de bloqueio e identificar as ações com as etiquetas.
Para te ajudar nesse processo, separamos os principais dispositivos de bloqueio e etiquetagem que vão te ajudar a realizar o LoTo ideal. Confira abaixo!
1 – Cadeado de bloqueio
Para quem trabalha no setor de manutenção, os cadeados de bloqueio são grandes aliados. Esses dispositivos permitem realizar o travamento de máquinas que vão passar por manutenções ou inspeções.
Após a desenergização dos equipamentos, é necessário realizar o bloqueio com o cadeado, e identificar com as etiquetas para que não ocorra uma liberação acidental de energia durante o trabalho.
Os cadeados de bloqueio podem ser encontrados em diferentes tamanhos e hastes de materiais variados, como alumínio, aço inox, plástico e metálico. Todos possuem corpo não condutivo e cilindro de chave única para evitar que a eletricidade seja conduzida da haste à chave no momento em que ela é inserida.
Além disso, os cadeados apresentam maior resistência às altas temperaturas, corrosão, produtos químicos e violação.
2 – Garras de bloqueio
As garras de bloqueio são ideais para o bloqueio de válvulas e disjuntores e permitem que mais de um profissional execute ações de manutenção na máquina bloqueada, já que a garra possui três ou seis furos para cadeados.
Dessa forma, cada técnico de manutenção envolvido no serviço coloca seu cadeado de bloqueio e sua etiqueta de identificação na garra. Somente após todos retirarem seus cadeados, a máquina poderá ser reenergizada.
3 – Caixas de bloqueio
Quando as manutenções ou inspeções são realizadas por um grande número de trabalhadores, a melhor forma de garantir segurança é através da utilização de caixas de bloqueio.
Elas simplificam o bloqueio de equipamentos com diferentes fontes de energia e vários trabalhadores envolvidos. Além disso, permitem um controle maior das atividades de manutenção e diminuem os riscos de acidentes de trabalho com energias perigosas.
As caixas de bloqueio são utilizadas da seguinte forma: o eletricista responsável pela manutenção deve bloquear o painel elétrico e colocar sua chave dentro da caixa de bloqueio. Todos os trabalhadores envolvidos devem colocar seus respectivos cadeados e etiquetas de bloqueio nos orifícios da caixa.
Dessa forma, somente após todos os trabalhadores envolvidos retirarem seus cadeados, o eletricista poderá pegar a chave de dentro da caixa e religar a máquina em questão.
4 – Etiqueta de bloqueio
De acordo com o item 12.116 da NR-12, as máquinas e equipamentos, bem como as instalações em que se encontram, devem possuir sinalização de segurança para advertir os trabalhadores e terceiros sobre os riscos a que estão expostos, além das instruções de operação e manutenção e outras informações necessárias para garantir a integridade física e a saúde dos trabalhadores.
Dessa forma, a NR-12 estabelece a obrigatoriedade da utilização de sinalizações em bloqueio de máquinas e equipamentos.
As etiquetas de bloqueio devem ser utilizadas junto aos cadeados de bloqueio e permitem a correta identificação das informações obrigatórias sobre a manutenção que está sendo realizada.
As etiquetas produzidas pela Tagout podem ser confeccionadas em dois tipos de materiais flexíveis, são eles o PVC ou o Polietileno que possui maior flexibilidade que as etiquetas produzidas em PVC.
Utilizamos tintas especiais de alta fixação e resistentes a qualquer tipo de solventes e álcoois.
Ambas as etiquetas podem conter um filme de proteção parcialmente fixado para que o técnico inclua sua foto, seu nome e finalize a fixação para o uso.
As anotações nas etiquetas devem ser realizadas com o auxílio de uma caneta marcadora de CD ou tinta permanente. Já a limpeza da superfície para a remoção das anotações deve ser realizada com o auxílio de um pano ou papel toalha e álcool.
Acesse e conheça todos os tipos de etiquetas e sinalizações Tagout.
Thanks.