O alerta por mortes envolvendo veículos de manuseio de bagagens aéreas eu li no site da OSHAS e achei interessante compartilhar. O alerta foi enviado para a Corporate-Wide Settlement Agreement – Delta Arilines, Inc. por David Michaels. Não tenho conhecimento de mortes dessa natureza aqui no Brasil, mas os equipamentos tipo rebocadores, carregadeiras de malas, tratores e caminhões são muito utilizados em aeroportos.
Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!No alerta a preocupação é com os acidentes envolvendo esses equipamentos e cita que as mortes são causadas pelo não uso do cinto de segurança. Neste ponto eu cito um texto muito bem escrito pelo Nestor – O uso de cinto de segurança é obrigatório em empilhadeira. Em se tratando de empilhadeiras, é muito comum o não uso do cinto de segurança. É necessário uma política rigorosa de gestão de consequência quanto ao não cumprimento dos procedimentos para veículos e equipamentos móveis. Entendo que a preocupação de Mr. David se aplica, não só aos aeroportos, mas em qualquer tipo de transporte e movimentação de material. Um dos pontos em destaque no alerta é o fato de que a maioria dos equipamentos já possuem o cinto de segurança como item de fábrica. E acrescenta: para os equipamentos mais antigos que não têm o aparato, deve ser providenciado com urgência.
O interessante é que a empresa foi multada em uma vistoria da OSHAS, exatamente pela falta do cinto de segurança em alguns equipamentos (para ver o texto completo clique no link no início deste texto – em inglês).
Não conheço nenhum colega que trabalhe em aeroporto, mas se alguém tiver conhecimento dessa área pode deixar seu comentário abaixo. Tudo que diz respeito à prevenção, pode e deve ser discutido aqui neste espaço. Eu já disse uma vez e repito: Não tenho a intensão de dar a palavra final em nada aqui. Até porque, não me considero com conhecimento suficiente para tal. Então colegas, fiquem a vontade para comentar!!