Mais um artigo sobre o curso de técnico em segurança do trabalho
Continuando com a série de textos sobre – Por que devo fazer o Curso de Técnico em Segurança do Trabalho? e depois de escrever sobre O Curso de Segurança do Trabalho é Bom? e O Técnico de Segurança é bem remunerado?, agora voltamos ao assunto para tentar responder a pergunta: O Curso de Técnico de Segurança é difícil?
Como em qualquer outro curso, existem disciplinas que podem não ser o seu forte, mas no geral não é um curso difícil. Existem alguns fatores que podem influenciar no seu desempenho no curso:
DISCIPLINAS
Conforme já citei, algumas disciplinas podem não agradar a todos – é o caso do Desenho Técnico – poucas pessoas se dão bem com a matéria. Mas a maioria é de fácil entendimento e não assusta ninguém.
DOCENTES/ESCOLA
Citei esses dois fatores juntos porque um é dependente do outro. Uma boa escola normalmente tem bons docentes e o contrário também é verdade.Infelizmente não podemos deixar de citar esses fatores, pois nem sempre é fácil de se encontrar bons docentes e aqueles que dão aula porque gostam, já estão empregados. Essa é uma verdade que os alunos têm que enfrentar e que pode influenciar no desenvolvimento do curso.
Aqui, podemos citar também a questão de acomodação, equipamentos, organização, etc.
ALUNOS
Este eu considero o fator mais importante. Já escrevi sobre isso e volto a repetir: Não existe escola ruim ou boa – existe aluno ruim e aluno bom. Quando o aluno é interessado, a escola em que ele estuda não tem importância alguma. Com certeza ele vai se dar bem de qualquer jeito.
CONCLUSÃO
Se o curso vai ser fácil ou difícil, vai depender muito de você. Se tem uma disciplina em que você tem mais dificuldades, então estude mais. Vá atrás de mais conhecimentos. Não fique esperando apenas do professor.
Seja um aluno aplicado e interessado e o curso vai parecer muito mais fácil do que é.
Alexandre Os cursos de tecnicos em geral em algumas cidades são ótimos cursos, o que não presta são cursos tecnicos que colocam por ai sendo 24 horas, e tem gente que faz esses cursos somente para entrar mais rapido no mercado é dai que sai a falta de qualificação das pessoas e os acidentes de trabalho A agora tem os cursos tecnologicos que estão chegando, apesar que algumas pessoas não gostam muito da entrada de outros profissionais mas o que importa não será a disputa de empregos, mas o nível de qualificação que as pessoas estão tendo com esses cursos tecnologicos Eu sou um tecnologo e nunca vou me arrepender de ter feito este curso, aprendi muita coisa e não devo nada de conhecimento para muitos, apesar que a faculdade não é tudo mas os conhecimentos adquiridos já me ajudam muito o resto é a vivência no trabalho Esta é minha opinião
Legal que deu tudo certo para você Thiago!!!
Me formei pela ETEC em São Paulo, e o curso era pessimo, faltou professores em algumas materias, a sala foi FORÇADA a assistir aulas durante os sábados p cumprir a carga horaria de aula. Os professores eram fracos despreparados e sem motivação. A maioria não atua na área de segurança do trabalho possuindo um conhecimento limitado e ultrapassado. Brigamos muito com a diretoria e coordenação p/ tentar reverter este quadro mas foi inutil. Me concentrei em conseguir um estagio no primeiro modulo do curso o que me possibilitou um ótimo aprendizado, estou na mesma empresa que iniciei meu estagio, agora formado e muito feliz por atuar numa área que a cada dia me da um conhecimento novo, e me da a certeza que escolhi a profissão certa.
parabens
Muito pertinente seu comentário, Marcelo.Acima de tudo, é preciso gostar do que faz. Se for assim, o resto fica fácil!
Na verdade como em qualquer profissão os melhores sempre são aqueles que aliam o fator monetário com a satisfação pessoal, realmente quem faz oque gosta faz de modo diferenciado dos que pensam somente o "quantum" isso gera de lucro, isso independe de escola, classe social ou outros, para ser um membro de segurança, seja tecnico, médico, enfermeiro,… tem que ter a certeza de que faz o melhor de si pois lidamos com a vida alheia e com essa não se pode ter falhas já que nosso papel é previnir sempre.Marcelo G. GouveaRio Grande – RSBrasil
Olá colegaTenha um pouco de paciência….Brincadeira!!! A dica que eu dou para os recém formados é a de tentar fazer o máximo de amizades com os profissionais que já estão trabalhando. Fica muito mais fácil quando você tem "QI". Para isso as redes sociais e comunidades espalhadas pela Net não muito importante.Faça amizades e com certeza oportunidades surgirão.
O curso não é ruim, dá para aprender muita coisa, principalmente com as experiências vividas pelos professores que são passadas pra gente. Por ser um curso de muita teoria, essas informações são importantes.Sou recém formada e ainda não consegui trabalho na área, tenho encaminhado currículos e sequer sou chamada para entrevistas, já que as vagas em aberto são para profissionais experientes. Alguém tem alguma dica de o que devo fazer para conseguir uma colocação? Alguém já passou por isso? E não adianta dizer para eu ter paciência, porque a minha já se esgotou.De que adianta estudar tanto, se não nos dão oportunidade depois de formados?
CONCLUÍ O CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL NA FRANCO MONTORO…ALGUÉM CONHECE??? POIS É! É UMA FACULDADE MUNICIPAL DE MOGI GUAÇU, PORÉM PRESTEI MESTRADO NO IAC EM CAMPINAS, CONSEGUI BOLSAS DO GOVERNO PARA PESQUISA E UMA OUTRA BOLSA PARA COMEÇAR ESTE ANO O DOUTORADO ENQUANTO VÁRIOS ALUNOS DA USP, UNIP, PUC, ENTRE OUTRAS VÁRIAS NÃO CONSEGUIRAM NEM CHEGAR PERTO…ENTÃO O NÍVEL DA FACULDADE OU COLÉGIO TÉCNICO É MINIMAMENTE RELEVANTE PERANTE A COPACIDADE E FORÇA DE VONTADE DO ALUNO EM SE EMPENHAR E COSEGUIR CHEGAR ONDE QUER. #FICA A DICA!!!
A escola tem influência sim, mas para aquele que tem interesse, porque se o aluno é desinteressado, pode ser a melhor escola que o aproveitamento vai saer ruim mesmo!!! E ainda é capaz de falar que a escola é que é ruim!!!
Discordo com o colega, uma boa escola influencia sim na formação técnica do aluno. Lembramos instuições como senai, senac e outos que são exemplos na área, visto que existem cursos on line, onde fica a pratica e experiencias???
O curso é bom. As pessoas é que muitas vezes não se reforçam o suficiente. Quando fiz o curso ainda me lembro de descaso de alguns em relação ao curso. Uns nunca faziam o dever, os trabalhos sempre eram deixados nas mãos dos mesmos. Tinha pessoas que pagavam para os outros fazerem seus trabalhos escolares. Alguém que não tem motivação nem para fazer um trabalho pode ser um bom profissional? é difícil não é! Da turma que começou o curso apenas um terço terminou, na verdade menos de um terço concluiu o curso. Dos poucos que terminaram poucos estão no mercado de trabalho, a profissão é concorrida hoje em dia, mas, tem lugar no mercado sim! Basta se dedicar no curso e caprichar no estágio. Profissional de sucesso não desiste da sua profissão!Abraços