Saiba o que é e como aplicar corretamente o DDS em sua empresa
O DDS – Diálogo Diário de Segurança é uma das ferramentas de segurança do trabalho mais usada nas empresas.
O DDS é uma ferramenta já bastante antiga e que já foi chamada de minuto da segurança, mas que continua muito atual. Na década de 90 o DDS surgiu como uma ferramenta poderosa na prevenção de acidentes e até hoje o seu formato não mudou. O que mudou foi a amplitude de sua aplicação o que acabou por gerar novas siglas, tais como: DDHS – Diálogo Diário de Higiene e Segurança; DDHSMA – Diálogo Diário de Higiene Segurança e Meio Ambiente; DHSMQ – Diálogo Diário de Higiene, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade, etc.
Como podemos ver, a diversidade de assuntos passou de, apenas Segurança do Trabalho, para: Segurança do Trabalho, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade. Isso se deve ao fato de que as empresas vislumbraram nessa ferramenta a oportunidade de fazer com que os colaboradores passassem a discutir em seu dia-a-dia assuntos que envolvem o interesse de todos.
O que é o DDS?
É um diálogo destinado a despertar no colaborador a conscientização envolvendo suas atividades diárias.
Conscientização aqui pode ser definida como a preocupação constante com segurança do trabalho, saúde, meio ambiente e qualidade.
Onde aplicar o DDS?
O DDS pode ser realizado em uma sala de reunião ou mesmo no próprio local de trabalho.
Duração
O DDS não deve ultrapassar 15 minutos, porém a recomendação é de 5 minutos.
Responsável
O responsável pela aplicação do DDS é do supervisor do trabalho, mas ele pode escolher alguém do grupo para apresentar o tema escolhido.
Definição do (os) tema (s).
Os temas devem ter ligação com o tipo de atividade executada pelo grupo.
É possível fazer uma lista de temas para o ano todo e eventualmente, um ou outro tema específico pode ser apresentado, caso seja necessário.
Recomendações
- Todos devem assinar uma lista de participação no DDS;
- O DDS não é uma reunião, portanto não se deve abrir para discussão em torno do tema apresentado ou você acabará perdendo o controle;
- Não deixe que assuntos paralelos desviem a atenção do tema escolhido;
- O Serviço de segurança deve auditar (registrar em formulário próprio) os DDS para saber se estão sendo realizados a contento.
Muito bom! Texto simples e enriquecedor!
Muito instrutivo.
bom a NR 34 especifica que temos que fazer DDS mas não quem…
Muito valido Toda Essa informaçainformação …
gostei muito!
Olá companheiros eu pude observar que, com o compromisso da NR 34 tem melhorado muito a expectativa dos colaboradores e a exigência dos DDS facilito o nosso trabalho.
parabens
Ola EpamisVocê tem razão! O DDS passou a ser obrigatório para quem tem que cumprir a NR34, ou seja, virou lei.
Existe sim. NR 34.34.2.1 Cabe ao empregador garantir a efetiva implementação das medidas de proteção estabelecidas nesta Norma, devendo:a) designar formalmente um responsável pela implementação desta Norma;b) garantir a adoção das medidas de proteção definidas nesta Norma antes do início de qualquer trabalho;c) assegurar que os trabalhos sejam imediatamente interrompidos quando houver mudanças nas condições ambientais que os tornem potencialmente perigosos à integridade física e psíquica dos trabalhadores;d) providenciar a realização da Análise Preliminar de Risco – APR e, quando aplicável, a emissão da Permissão de Trabalho – PT;e) realizar, antes do início das atividades operacionais, Diálogo Diário de Segurança – DDS, contemplando as atividades que serão desenvolvidas, o processo de trabalho, os riscos e as medidas de proteção, consignando o tema tratado em um documento, rubricado pelos participantes e arquivado, juntamente com a lista de presença;f) garantir aos trabalhadores informações atualizadas acerca dos riscos da atividade e as medidas de controle que são e devem ser adotadas
Olá AnizioEu nunca vi uma literatura especializada a respeito, mas pode ser que exista.Se eu descobrir algo, acrescento no texto.Aproveite e faça seu cadastro em nossa RedeSegMe. Esse é um assunto que pode ser discutido no Fórum da rede.Abs.
Boa tarde, poderia me dizer se existe alguma literatura especializada sobre o assunto? Obrigado.
não existe norma ou lei referente a aplicação do DDS, mas a maioria dos profissionais prevencionistas realizam os DDS's nas empresas, para concentizar os trabalhadores sobre procedimentos e exigências da empresa referente a segurança do trabalho.
o DDS é uma ferramenta muito importante na integração diaria dos colaboradores, orintando sobre os procedimentos corretos a serem aplicados.não existe norma ou lei referente a aplicação do DDS, mas a maioria dos profissionais prevencionistas realizam os DDS's nas empresas, para concentizar os trabalhadores sobre procedimentos e exigências da empresa referente a segurança do trabalho.se aplicado de maneira correta torna-se uma ferramenta muito poderosa ajudando na prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.nenhum trabalho é tão urgente ou importante que não possa ser realizado com segurança!
Existe a obrigatoriedade da implementação do Diálogo de Segurança? Se sim, qual a norma, lei, etc? Se não, qual seria a ferramenta que substituiria a contento, no caso de uma gestão aonde a mesma não pode ser aplicada?
O DDS é mesmo uma fonte de orientação muito poderosa. Se for feito regularmente tem o poder de mudar a precepção dos colaboradores a respeito da própria segurança no ambiente de trabalho!
o dds e mesmo muito importante tanto para os colaboradores como para empresa,pois a finalidade do dds prevenir acidentes de trabalho….