A pergunta é: O que é Segurança do Trabalho na visão do Técnico de Segurança do Trabalho? A resposta parece óbvia, mas nem sempre foi assim. Já houve um tempo em que o Técnico de Segurança – na época, Supervisor de Segurança, tinha uma visão deturpada da Segurança do Trabalho. Sem generalizar, muitos Supervisores viam na Segurança do Trabalho, muito mais uma forma de punir o funcionário, do que em protegê-lo das adversidades encontradas no execício de suas tarefas diárias Era muito comum o funcionário receber equipamentos de proteção sem nenhum treinamento e depois ser cobrado pelo uso incorreto destes. É claro que este passado não tão agradável ficou registrado como a era dos Técnicos Policiais – o importante era punir quem não praticava segurança, mesmo que o trabalhador se quer tivesse sido informado das regras. Volto a repetir, tinha exceções.
Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!Finalizando, não coloquei aqui a visão do Engenheiro de Segurança, por entender que os dois profissionais têm o mesmo objetivo e que não justificaria uma visão diferente para cada um. Uma coisa é certa: para ser uma boa equipe de segurança, ter um bom engenheiro na supervisão é imprescindível.
Mudou sim, Nelson! Mas ainda existe muita falta de interesse por parte de algumas empresas.
É pelo visto a profissão mudou muito, e para melhor. Hoje já existem empresas que dão uma ótima condição de trabalho ao Técnico coisa que pelo visto a primeira gama de TSTs não presenciou…