Usando a observação comportamental para identificar os riscos
Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!Uma boa forma de se identificar riscos das atividades é a Observação Comportamental. Conforme vimos na publicação Em busca de um comportamento mais seguro dos trabalhadores, a Observação Comportamental deve obedecer aos critérios que levem o trabalhador a ver o seu desvio comportamental.
Embora o trabalhador possa estar muito bem treinado e consciente, muitas vezes o estresse do trabalho acaba fazendo com que este se desvie do comportamento padrão ao se deparar com um acontecimento inesperado em sua máquina. E aí, podemos lembrar-nos do artigo publicado pela Isabela – Engenharia de confiabilidade previne falhas na indústria, onde uma falha mecânica pode levar a um acidente. A questão a ser analisada não é a quebra da máquina em si, mas o comportamento do funcionário ao se encontrar envolvido por uma situação não rotineira. É nesse momento que podemos observar os mais diversos desvios e a segurança acaba sendo esquecida na ânsia de corrigir um problema do equipamento.
Através da Observação Comportamental nós podemos intervir, antes que a situação passe de um desvio comportamental, para a iminência de um acidente. É nessa hora que o supervisor bem treinado faz a diferença. A ação rápida é necessária e todo o trabalho pode ser prejudicado se uma atitude não for tomada. O supervisor deve ter em mente que a produção é importante, sim, mas não a ponto de deixar que seus colaboradores se exponham a riscos desnecessários. Um acidente nesse momento, não só vai fazer com que a máquina fique parada por mais tempo, como gerará a perda temporária ou não da mão de obra.
Portanto, ter a equipe toda treinada na Observação Comportamental, é imprescindível para que as atividades sejam desenvolvidas com total segurança.
Evitar os erros humanos só é possível se estivermos monitorando as atividades exercidas por estes. Como podemos ver em Estudos de confiabilidade humana podem evitar acidentes em operações de alto risco, a maioria dos acidentes é resultado de falhas humanas, mas que normalmente acontece por falhas administravas que podem ser:
– Falta de treinamento;
– Treinamento deficiente;
– Falta de procedimento e/ou procedimentos falhos;
– Falta de supervisão da tarefa;
– Pressão para cumprir metas de produção;
– Supervisão despreparada para comandar;
É certo que ainda podem ter outros fatores não mencionados acima, mas não é preciso todos eles para gerar um acidente. Se for feito um estudo em cima da estatística de acidentes da empresa, é fácil identificar onde estão ocorrendo as falhas e aí atacá-las no ponto certo.
Identificar as falhas e traçar um plano de ação é o primeiro passo para evitar que os acidentes continuem a acontecer.
A Observação Comportamental é apenas uma das ferramentas a ser utilizadas na prevenção. Se bem aplicada trará benefícios para todos.
Saiba mais sobre a Observação Comportamental e torne sua empresa ainda mais segura.
Gostaria de receber sempre novos informativos, essas informações são muito ricas.
Ok. Muito bom. Gostaria de continuar recebendo informativo
Olá Jaquison
Seja bem vindo. Para receber os informativos você precisa cadastrar seu email ao acessar o site. Se você já fez isso, toda vez que publicarmos algum assunto, você receberá um email informando sobre a publicação.