Segurança do Trabalho: Informações para Técnicos de Segurança e Engenheiros de Segurança do Trabalho. Modelos de documentos, Legislação, PPRA, PCMSO, CIPA.
Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!
Em matéria veiculada pelo Blog Higiene, Saúde e Segurança, destaca-se a deterioração da segurança e saúde dos trabalhadores em função da crise que assolou o mundo. Apesar de ser um Blog de Portugal, é bem verdade que o assunto é mundial, pois por aqui também não foi diferente. A crise obrigou as empresas a reduzirem custos e com isso muita gente acabou desempregada. Porém, não é só o desemprego que afeta a segurança e saúde do trabalhador. Alguns temas se destacam, tais como: 1- Corte de custos em equipamentos de segurança
Cortar custos em tempos de crise não é novidade para ninguém. No entanto, é preciso saber onde reduzir. O que não pode é tentar reduzir nos quesitos de segurança e saúde.
Deixar de comprar EPI’s ou comprar menos, por exemplo, é a chamada “economia burra”, pois a tendencia para aumentar os acidentes é obvia sem os equipamentos e basta apenas um acidente para que toda a economia vá por água abaixo. Aliás, pouca gente sabe o custo real de um acidente. E o que é pior, poucos se dão ao trabalho de fazer esse cálculo. Dados de 2003 apontam para um custo de cera de R$83000,00 para cada acidente. Então se é necessário economizar pense bem antes de cortar os custos com a segurança e saúde de seus funcionários. O tiro pode sair pela culatra.
–>
2- Demissões
No que diz respeito às demissões, o ponto mais importante envolvendo a segurança e saúde do trabalhador, está no fato de que muitos acabam por entrar informalidade ou em pequenas empresas que não dão as condições mínimas de segurança e saúde para seus empregados. É bem verdade que muitos dos acidentes e/ou doenças resultantes das atividades laborais não são informados aos órgãos oficiais e acabam por não aparecer nas estatísticas. Mas é fato que muitos trabalhadores sofrem com a falta de segurança e acabam com sua integridade física comprometida pelo despudor de empresários preocupados apenas com os lucros. Muito embora economizar em segurança do trabalho não signifique lucro para ninguém, conforme vimos acima.
Voltando à matéria “Condições de trabalho degradam-se”, há alguns dados bem interessantes apontados pela pesquisa e que podem perfeitamente aplicar-se aqui:
“Em media, só três em cada dez trabalhadores dá prioridade ao fator saúde e segurança, enquanto 52% dos inquiridos afirma que a sua principal preocupação é não perder o emprego”.
A pesquisa foi realizada em “27 estados-membros da UE, e aponta que seis em cada dez trabalhadores considera que a crise econômica e o aumento do desemprego, que atinge já 22 milhões de pessoas, estão a deteriorar as condições de trabalho, especialmente no que se refere à segurança e saúde.“
Aqui no Brasil não há registro de pesquisa nesse sentido, mas é bem possível que os números não sejam muito diferentes, pois muitos empresários acabam por fazer da crise um motivo a mais para “aumentarem seus lucros” e fazem dos meios de prevenção o bode expiatório na redução de custos.
Fonte: Higiene, Saúde e Segurança do Trabalho; EHS Portugal
PROGRAMA PADRINHO ou CUIDADO ATIVO – Qual o melhor? Tem diferença? Cuidado Ativo e Programa Padrinho. O que eles têm em comum e quais as diferenças? É possível utilizar os dois?Thank you for reading this post,...
Conheça e veja como instalar o Workrave O Workrave é um software gratuito e de código aberto projetado para ajudar as pessoas a se manterem saudáveis e produtivas enquanto trabalham em seus computadores por longos pe...
Thank you for reading this post, don't forget to subscribe! Elaborar e ministrar treinamentos é tarefa básica de um Técnico de Segurança e essas seis dicas de comportamentos essenciais do Técnico de Segurança duran...
Nesta postagem falarei sobre as 5 características que um bom Técnico de Segurança do Trabalho tem. Não basta conhecer toda a NR e toda a legislação pertinente à nossa profissão. Só isso não fará de você um bo...
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Sempre o trabalhador paga a conta.Abraços forte