Vamos falar das setes principais dificuldades da profissão de Técnico de Segurança do Trabalho?
Sempre que estamos para decidir sobre uma profissão, é inevitável pensarmos nas potenciais dificuldades que enfrentaremos no exercício desta. No entanto, a Profissão de Técnico de Segurança do Trabalho tem suas particularidades e, assim como tantas profissões, apresentam dificuldades aos iniciantes e até aos mais experientes. E esta é a particularidade principal! As dificuldades podem aparecer bem depois que você já estiver exercendo suas atividades como Técnico de Segurança do Trabalho.
Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!Nesta postagem vamos elencar sete dificuldades, baseadas nos meus anos de experiência na profissão. É bem verdade que algumas não se aplicam a todas as pessoas, mas vamos falar um pouco dessas dificuldades.
1 – Dificuldade de se conseguir o primeiro emprego
Essa é uma dificuldade que a maioria dos profissionais passam, mas parece que para os TST o grau de dificuldade é maior, pois a maioria das empresas exigem experiência. E isso tem uma explicação – quando uma empresa vai contratar um TST, é porque precisa dos seus serviços de imediato (levando em consideração que essa empresa não tenha nenhum Técnico), isso é algo compreensível, pois a empresa não tem ninguém para treinar o novo TST. Pensando nisso eu já escrevi a respeito em “O que um técnico de segurança recém formado deve fazer para conseguir o primeiro emprego” e também “Emprego como Técnico de Segurança do Trabalho – é fácil conseguir?”
2 – Relacionamento interpessoal
Você vai interagir com pessoas de todos os escalões na empresa. Sendo assim, manter um bom relacionamento, não só com seus colegas do SESMT, mas também com os funcionários de outros setores é fundamental para seu sucesso na profissão. Então, se você tem dificuldade em se relacionar, essa é uma situação que vai exigir mais de você. Não vou falar aqui de como melhorar seu relacionamento. Apenas estou indicando que essa poderá ser uma dificuldade que você terá ou não. Depende de cada pessoa. Mas posso garantir que esse item é importantíssimo!
3 – Situações de emergência
Ao entrar nessa profissão, você deve ter consciência que estará sujeito a enfrentar situações de emergência que vão desde uma simples ocorrência, até uma fatalidade. Ninguém está totalmente preparado para isso, mas o TST precisa ter auto controle ao se deparar com situações emergenciais. Esse é mais um item que alguns terão mais dificuldade do que outros.
4 – Horários de trabalho adversos
Pode ser que você tenha que aceitar um emprego em que vai trabalhar em turnos. Há, mais isso não é dificuldade prá mim! Pode ser que não, mas pense se você tem desejo de continuar seus estudos, cursando uma faculdade, trabalhos em turno serão uma dificuldade sim!
5 – Trabalho em locais adversos
Aqui eu estou falando daqueles empregos em que você vai trabalhar em locais que ficam longe de tudo. É parecido com o item anterior. Vai dificultar sua evolução profissional, mas tem gente que gosta e, novamente, essa é uma dificuldade que vai depender dos seus objetivos profissionais futuros. A vantagem é que, depois de se adquiri experiência nesse tipo de trabalho, você não terá dificuldade em conseguir emprego, pois não é todo mundo que aceita essas condições.
6 – Bloqueios culturais de segurança
Aqui eu estou falando das empresas que não têm cultura de segurança ou o nível ainda é totalmente dependente. Você enfrentará grandes dificuldades na implantação das regras de segurança. E neste item eu posso afirmar que o primeiro item tem grande importância. Com um bom relacionamento interpessoal, você conseguirá ter grandes avanços. Porém, se agir de modo truculento com as normas embaixo do braço, dificilmente conseguirá desenvolver a cultura da empresa. Você será boicotado por cargos de liderança e, principalmente, por funcionários que nunca se importaram com a segurança, apoiados por seus líderes.
7 – Falta de conhecimento
Deixei esse item por último porque penso que você deve estar preparado pra as situações que irá enfrentar, envolvendo as legislações. Porém, é fato que não temos como saber de tudo, mas é importante você estudar o setor econômico ao qual irá trabalhar, para saber as principais normas aplicáveis ao setor. Aliás, aqui eu indico que você veja um video que já gravei, falando dos setores econômicos que mais contribuem com a emissão de Notificações de Acidentes de Trabalho. Talvez você prefira escolher trabalhar em u m setor que tem menos ocorrência, mas isso não significa que terá menos normas aplicáveis!
Conclusão
Aqui estão algumas dificuldades que você poderá enfrentar como TST, mas não se limita a isso, pois existem outras. O mais importante é você saber que dificuldades fazem parte do nosso dia a dia, mas é através delas que você cresce profissionalmente. Se não fossem os desafios, ficaríamos estagnados e entraríamos em uma zona de conforto que não é desejável em qualquer profissão.
Então é isso! Espero ter ajudado a você que está pensando em ingressar nessa profissão que, apesar de todas as possíveis dificuldades, é apaixonante!
Valeu e até mais!