Bloqueio de energias – sinonimo de trabalho seguro

BLOQUEIO DE ENERGIAS PARA DISJUNTORESQuando o bloqueio de energias é ignorado, vidas são postas em risco.

A falta de um sistema eficiente de bloqueio de energias tem sido a causa de muitos acidentes graves e até fatais. Ter um procedimento de bloqueio de energias eficiente é o mínimo que qualquer empresa séria deve garantir. Contudo, apenas ter um procedimento não nos dá a certeza de que não haverá acidente. É preciso que todos os trabalhadores envolvidos com energias perigosas, sejam treinados no procedimento de bloqueio e, além disso, a empresa deve criar mecanismos para garantir a efetividade da aplicação dos bloqueios durante atividades que o exijam.

CONHECENDO AS FONTES DE ENERGIAS

ENERGIA ELÉTRICA

É a forma de energia mais conhecida é baseada na geração de diferenças de potencial elétrico entre dois pontos e que permite estabelecer uma corrente elétrica entre dois pontos.

É obtida principalmente através de usinas hidrelétricas, termoelétricas, usinas eólicas e usinas termonucleares.

ENERGIA MECÂNICA

É a energia utilizada para executar um trabalho. Pode ser transferida por meio de força para gerar movimento. Este tipo de energia está relacionado com a movimentação de corpos.

ENERGIA HIDRÁULICA

É obtida a partir da energia potencial de uma massa de água sob pressão.

É a energia manifestada através dos fluxos de água e pode ser aproveitada por meio de um desnível ou queda de água.

É o tipo de energia que pode ser convertida para energia mecânica (turbinas hidráulicas ou moinhos), podendo assim, ser utilizada para acionamento de equipamento industrial, como um compressor ou de um gerador elétrico.

ENERGIA PNEUMÁTICA

É gerada através da compressão do ar atmosférico em um reservatório, que o transforma em ar comprimido a uma dada pressão de trabalho.

ENERGIA QUÍMICA

É gerada a partir de ligações químicas ou da quebra dessas ligações entre átomos. É manifestada através da combustão de produtos inflamáveis, tais como gasolina, álcool ou óleo combustível.

ENERGIA TÉRMICA

É a energia resultante das diferenças de temperatura entre dois corpos e é manifestada pela transmissão de calor do corpo com temperatura mais alta para o corpo com temperatura mais baixa, por radiação ou contato.

É resultado da combustão de diversas fontes, tais como: carvão, gás natural, petróleo e biomassa. É a transformação da energia química em energia elétrica.

FALANDO SOBRE OS DISPOSITIVOS DE BLOQUEIO

O QUE É DISPOSITIVO DE BLOQUEIO?

É qualquer dispositivo utilizado para impedir fisicamente que haja transmissão ou liberação de energia, eliminando o risco de acionamentos acidentais de equipamentos, sistemas ou processos operacionais.

TIPOS DE DISPOSITIVOS

CADEADO DE BLOQUEIO

É o cadeado utilizado para bloquear as fontes de energias e, quase sempre, é utilizado junto com algum outro dispositivo.

CAIXA DE BLOQUEIO, CAIXA DE TRAVAMENTO OU COFRE

  • É utilizado para garantir que ninguém consiga desbloquear o equipamento antes do térmico da atividade.
  • As chaves dos cadeados de bloqueio devem ficar dentro da caixa de bloqueio.
  • Todos os executantes devem colocar sua identificação e o cadeado individual na caixa de bloqueio (esses cadeados devem ser retirado ao final da atividade ou sempre que o funcionário se ausentar do local).
  • O equipamento somente poderá ser desbloqueado depois que todos os executantes retirarem seus cadeados individuais.

OUTROS DISPOSITIVOS

Há uma infinidade de dispositivos de bloqueio, mas não vou falar de cada tipo aqui, pois o artigo ficaria muito longo. Em todo caso, se alguém se interessar, tem um catálogo onde você poderá escolher o dispositivo que lhe atende melhor. Basta preencher um cadastro rápido e você poderá baixar o catálogo completo.

Clique na imagem abaixo para acessar o link abaixo.

cofre de bloqueio de energias

RESPONSÁVEL PELO BLOQUEIO E DESBLOQUEIO

É interessante que haja pessoas treinadas e autorizadas formalmente para a execução de bloqueios e desbloqueios. Esses funcionários devem possuir um cadeado específico para bloqueio da caixa de bloqueio após todas as chaves dos cadeados de bloqueios serem colocadas dentro da caixa.

O responsável pelo bloqueio deve acompanhar todo o bloqueio e os testes de energia zero, antes de liberar a execução da atividade. Deve preencher o cartão de bloqueio e colocar junto com seu cadeado.

CORES DOS CADEADOS (SUGESTÕES)

É normalmente adotado o cadeado dourado (cor natural dos cadeados), para a execução dos bloqueios das fontes de energia.

Os cadeados individuais podem ser na cor vermelha e devem receber um código para rastreio.

Os cadeados dos responsáveis pelo bloqueio podem ser da cor preta.

OUTRAS RECOMENDAÇÕES

  • É interessante que haja um mapeamento das fontes de energia de todos os equipamentos, desta forma fica muito mais fácil e mais seguro o efetivo bloqueio de todas as fontes.
  • Quando uma atividade for interrompida antes do término – seja por mudança de turno ou outro motivo, é recomendado que a caixa de bloqueio permaneça com pelo menos dois cadeados – o cadeado do responsável e um cadeado de cor diferente para indicar que a atividade está suspensa. Deve-se colocar um outro cartão (diferente do cartão de bloqueio), com as informações do responsável pela paralização. Esta ação pode ser chamada de transferência, pois a atividade poderá ser continuada por outra equipe. Nesse caso, a nova equipe colocará seus cadeados individuais e retirará o cartão e o cadeado de transferência (somente um outro responsável poderá retirar esses cartões e o cadeado).

AUDITORIAS DE BLOQUEIO

É recomendado que haja auditorias nas atividades que estão sendo executadas com bloqueio de energias. O objetivo da auditoria é verificar o cumprimento integral do procedimento e, caso haja falha, proceder com as medidas administrativas pertinentes para corrigir os desvios.

FINALIZANDO

Espero ter ajudado, mas se alguém tiver interesse em saber mais ou tiver sugestões sobre bloqueio de energias, pode entrar em contato através de nossa página de contato clicando AQUI.

Darcy Mendes Darcy Mendes (784 Posts)

Técnico em Segurança do Trabalho, graduado em Gestão Ambiental e especialização em Prevenção e Combate a Incêndio. Nas horas vagas sou músico e professor de violino!!!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *