Disciplinas do curso de Técnico de Segurança do Trabalho – O que é mais importante?

Disciplinas do curso de Técnico de Segurança do Trabalho - O que é mais importante?

A partir de hoje vou escrever alguns artigos relacionados à grade curricular do curso de Técnico de Segurança do Trabalho.

 UPGRADE: O texto que escrevi abaixo já faz algum tempo e as disciplinas do Curso mudaram. Não vou apagar a postagem, pois ainda tem muita coisa que é interessante saber, e também acho interessante para poder comparar. Abaixo estão as disciplinas atuais, de acordo com o curso do SENAC:

(PARA SABER AS DISCIPLINAS DO CURSO OFERECIDO PELA ETE CLIQUE AQUI E PROCURE PELO MÓDULO III)

Módulo 1 – Segurança e Saúde do Trabalho e Meio Ambiente
Carga Horária: 240 horas

Módulo 2 – Higiene Ocupacional e Ergonomia
Carga Horária: 280 horas

Módulo 3 – Riscos Ocupacionais em Segmentos Específicos
Carga Horária: 184 horas

Módulo 4 – Gerenciamento de Emergências
Carga Horária: 132 horas

Módulo 5 – Sistema de Segurança e Saúde do Trabalho
Carga Horária: 204 horas

Módulo 6 – Gestão Empreendedora
Carga Horária: 40 horas

Módulo 7 – Sistema de Gestão Integrada
Carga Horária: 120 horas

———————————————————————————————————————————————————————————————————————————————-

Esse curso que outrora já foi de até um mês de duração, hoje tem uma carga horária bastante extensa e com disciplinas bem variadas. Algumas são de suma importância na carreira do TST e outras nem tanto. Eu sempre me refiro ao aprendizado em função do aluno e não da escola ou do professor – ou seja, não existe escola e nem professor ruim – existe aluno desinteressado. Se o aluno tem interesse em aprender, ele vai atrás da informação, independentemente se seu professor ensinou ou não.

Neste primeiro momento vou apenas dar uma pincelada em cada disciplina. Pode ser que em algumas escolas, as disciplinas sejam um pouco diferentes.

 FALANDO DAS DISCIPLINAS 

  • METODOLOGIA CIENTÍFICA(clique aqui para ler as dicas completas sobre esta disciplina)

Não é uma disciplina comum nos cursos técnicos, mas que na faculdade é imprescindível, portanto, quanto  mais cedo aprender a matéria, mas fácil será sua passagem pela faculdade.

  • SEGURANÇA DO TRABALHO

É aqui que você vai saber se quer ou não seguir na profissão. É a base da carreira do TST.

Introdução do que é Segurança do Trabalho, suas medidas que são adotadas, doenças ocupacionais, o que faz o profissional e sua importância hoje na suade do trabalhador.

Convenções e Recomendações da Organização Internacional do trabalho (OIT). Normas Técnicas: Nacionais, Estrangeiras e Internacionais.

Técnicas do Preparo de Normas, Instruções e Ordens de Serviços. Importância da Utilização de Normas Técnicas Internas para a Engenharia de Segurança.

  • INFORMÁTICA BÁSICA

Nos dias de hoje talvez já esteja deixando de ser uma disciplina necessária, porém, ainda tem muita gente que não sabe a diferença entre Word e o Excel. Além do PowerPoint que é muito usado em apresentações.

  • ADMINISTRAÇÃO GERAL

O título é bem genérico e não define exatamente o que o aluno vai aprender. Se for bem explorado, o tema é bastante interessante do ponto de vista burocrático. É a partir de uma boa administração – seja de papéis, tempo, relações, etc., que se consegue ter um bom desempenho em segurança do trabalho.

  • PSICOLOGIA APLICADA À SEGURANÇA NO TRABALHO

Em minha opinião é uma das mais importantes disciplinas do curso. Quem consegue assimilar bem o conceito da psicologia aplicada à segurança do trabalho, tem tudo para se dar bem na profissão.

Conceitos básicos de administração. Esquema de classificação das atividades administrativas.

Funções de administração geral e de administração específica.

  • TÉCNICAS DE PROMOÇÃO E DIVULGAÇÃO

Esta também é uma área de grande importância e que tem a participação direta da disciplina anterior.

  • HIGIENE DO TRABALHO

É com esta disciplina que você deverá aprender a conceituação, a classificação e o reconhecimento dos agentes físicos, químicos e biológicos nocivos à saúde do trabalhador, bem como as Metodologias de avaliação e adoção das medidas de controle relativas ao ruído, às vibrações e às radiações ionizantes e não ionizantes. Aqui também estão incluídas as questões relativas às temperaturas extremas, níveis de iluminância, pressões baixas e elevadas, sistemas de ventilação e prática no manuseio e operação de equipamentos para avaliação de agentes nocivos.

  • LEGISLAÇÃO APLICADA

Esta é uma disciplina que você terá que acompanhar pelo resto de sua vida profissional, pois as normas estão sempre mudando. É preciso conhecê-las para poder aplicá-las no dia-a-dia.

  • TECNOLOGIA INDUSTRIAL

Manejo de Recursos Minerais. Processos Industriais Inorgânicos e Orgânicos. Aplicação de Tecnologias Limpas. Noções de Ecologia Industrial e outros assuntos relacionados ao tema.

Legislação. Conceituação, Lei, decreto, Portaria. Hierarquia, Legislação Federal,

Estadual, Municipal. Legislação Acidentária. Legislação Previdenciária. Legislação Sindical.

Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Trabalho da Mulher e do Menor.

  • DESENHO TÉCNICO

Essa é uma disciplina que muita gente não gosta, mas que é necessária. Saber interpretar um desenho, ou até mesmo esboçar um desenho, é muito importante para o TST.

Introdução ao Desenho como linguagem técnica formal. Introdução ao Curso. Definição de Desenho Técnico, materiais, postura, etc. Traços, retas, letreiros e papel. Tipos de representação

(esquema, croqui e desenho). Tipos de desenho (conjunto, detalhe, montagem, etc.). Instrumento, legendas, dobra normas, etc. Escalas. Tudo isso eventualmente poderá ser necessário na atuação do TST.

Aqui podemos acrescentar os Desenhos auxiliados por computador. Conhecer programas e sabe utilizá-los pode representar muito na hora de apresentar um projeto ao chefe.

  • ESTATÍSTICA APLICADA

A estatística norteia todo o trabalho do profissional de segurança. É através dela que você vai identificar pontos de melhorias e definir ações. Conhecer os tipos de variáveis, níveis de mensuração, organização de dados, gráficos e

histogramas faz a diferença na hora de trabalhar a prevenção.

  • MEDICINA DO TRABALHO

Conceitos básicos relativos à área da saúde dos trabalhadores, identificando a evolução da atuação da medicina do trabalho no mundo e no Brasil e a compreensão das competências estabelecidas pela Associação Nacional de Medicina do Trabalho.

Acidentes: Conceituação e Classificação. Causas de Acidentes: Condições Humanas,

Condições Materiais, Fator Pessoal de Insegurança. Consequências do Acidente: Lesão Pessoal e Prejuízo Material. Agente do Acidente e Fonte de Lesão. Riscos das Principais Atividades Laborais.

PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais). CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).

  • ERGONOMIA

Conceituação. Noções de Fisiologia do Trabalho. Idade, Fadiga, Vigilância e Acidentes.

Aplicação de Forças (Biomecânica). Aspectos Antropométricos. Dimensionamento de Postos de Trabalho. Limitações Sensoriais. Dispositivos de Controle. Dispositivos de Informações. Sistema Homem-Máquina. Trabalho em Turno.

  • TECNOLOGIA E PREVENÇÃO NO COMBATE A INCÊNDIOS

Disciplina que tem influência direta na carreira do TST, a prevenção e combate a incêndios exige bastante conhecimento. Essa é uma área onde o TST atua no dia-a-dia.

Conceito, importância e Participação de Engenharia de Segurança do trabalho na proteção Contra Incêndio. Seguro-incêndio. Relação  Empresa Seguradora. Programa de Proteção Contra Incêndio. Química e Física do Fogo. Produtos de Combustão e seus Respectivos Efeitos.

Proteção e Estrutura, Identificação, Seleção, Análise de Materiais. Conceitos e Avaliação de Carga de Incêndio. Importância de Análise dos Processos Industriais sob ponto de vista Incêndio. Proteção Especial Contra Incêndio. Técnicas de Salvamento e Noções de Salvatagem.

  • PREVENÇÃO E CONTROLE DE PERDAS

Infelizmente, ainda pouco explorada pela área de segurança das empresas, até por conta da limitação em relação aos custos reais dos sinistros.

 Avaliação de Riscos: Riscos e Probabilidades, Distribuições de Probabilidade, Previsão de Perdas por Estatísticas. Avaliação das Perdas de um Sistema. Custo de Acidentes. Prevenção e Controle de Perdas: Controle de Danos, Controle Total de Perdas. Programas de Prevenção e Controle de Perdas. Planos de Emergência. Retenção  de Riscos: Auto-adoção de Riscos e Autoseguro. Transferência de Riscos. Noções Básicas de Seguro. Trabalho: Modelo de um Programa de Gerência de Riscos.

Darcy Mendes Darcy Mendes (772 Posts)

Técnico em Segurança do Trabalho, graduado em Gestão Ambiental e especialização em Prevenção e Combate a Incêndio. Nas horas vagas sou músico e professor de violino!!!


107 thoughts on “Disciplinas do curso de Técnico de Segurança do Trabalho – O que é mais importante?

  1. Bom dia iniciarei o meu curso de técnico em segurança do trabalho em maio no SENAC Guaratinguetá e creio em Deus que vou ter o sucesso para terminar o curso com êxito e me tornar um grande profissional na área.

  2. Iniciarei meu curso de TST aqui em Macaé- RJ e por sorte estagiarei e me tornarei TST na própria empresa em que trabalho atualmente. Sei que nem todos tem a mesma oportunidade, mas não desanimem, existe um horizonte de oportunidades para todos. estudem com afinco e se tornem diferenciais neste segmento.

  3. Olá,primeiramente gostaria de parabeniza-lo pelo site e a várias duvidas respondidas no contexto Técnico Segurança do Trabalho.Este curso é de suma importância dentro de uma empresa,pois se todos analisarem o TST esta com a responsabilidade da vida do funcionário nas mãos,então a responsabilidade,o foco e a dedicação são essenciais aos que desejam entrar a área.Me formei em Janeiro do ano de 2015 pela entidade de ensino SENAI-SC,do qual é um dos cursos mais qualificados do estado.Mas minha revolta é o desprezo da empresas para o profissional recém formado,se as empresas não derem a chance do profissional recém formado se ingressar na área fica impossível tal profissional se especializar.Tenho 42 anos,sempre fui da área comercial de vendas de varejo do qual atuei como gerente de grandes empresas do varejo e hoje busco estar fazendo aquilo que realmente me identifico e encontro estas dificuldades.Mas sobre o curso recomendo totalmente,e façam aqueles que se identificam com a profissão,pois devemos valorizar e unir a profissão Técnico de Seguranca e mudar esta situação perante as empresas.”Dê a chance para quem quer trabalhar”

  4. Olá darci! Sou aluno do centro educacional guarany em humaitá-am, estou com cerca de 55% do curso Tst. Aqui na city, essa area nao tem mto mercado de trabalho, acredito eu que seja por falta de fiscalização na inspeção de segurança dos órgão fiscalizadores inexistes por aqui. A questão é se continuo fazendo o curso ou desisto pela falta oportunidade nessa area.

    1. Olá Denisson
      Você já passou da metade do curso e penso que não vale a pena parar agora. Quem sabe você tenha a sorte de conseguir um emprego assim que terminar o curso! A vida é feita de desafios e surpresas!

      Abraços!

  5. Olá Darcy *-*
    Tenho 17 anos , acabei de me formar na escola , e sempre quis fazer o curso TST , e este ano vou fazer o curso no Senac de Santo André , Queria saber se é muito difícil para arrumar um estágio ? Eu tenho o curso de Designer gráfico, você acha que este curso vai ajudar , em relação aos desenhos? Bjos obrigada

    1. Olá Luana,

      Se você tem desejo em fazer o curso, creio que já conhece alguma coisa da área! O estágio não é obrigatório, mas se conseguir um estágio, pode facilitar para conseguir o primeiro emprego. Quando chegar a época de estagiar, procure por empresas que prestam assessoria em segurança do trabalho, pois estas costumam trabalhar com estagiários.
      boa sorte e se precisar de algo é só entrar em contato!

      Abs.

  6. preciso de ajuda!!! estou cursando tecnico de segurança do trabalho, sou boa nas materias, mais sou pessima em desenho tecnico, ja pensei ate em desistir pois não to conseguindo desenhar nada, e tenho medo de ate conseguir passar na meteria raspando, mais e depois quando for pro mercado de trabalho, como vai ser ? por favor preciso saber ate que ponto na pratica o desenho tecnico e importante ??? obrigada .

  7. Bom dia Darcy Mendes,
    Primeiramente queria parabenizar o site e a dedicação do seu trabalho profissional.
    Tenho algumas duvidas, vou tentar ser breve.
    Tenho 36 anos, casado com uma filha de 6 anos e no momento estou desempregado. Atuo a 12 anos na área der Gerenciamento de A.B. (Alimentos e Bebidas), ultimo emprego trabalhei em uma rede de franquias e sempre o meu principal objetivo era lidar com gestão de pessoas e formação de equipe. Hoje em dia me encontro muito infeliz nessa área e muito cansado do que faço, e insatisfeito!!! Desde do ano passado estou querendo mudar de profissão e comecei a pesquisar essa área de Segurança do trabalho, aonde me interessou bastante por diversos aspectos, uma área relativamente nova e com muito potencial no mercado de trabalho e estou querendo me escrever p/ curso no Senac que começa agora no dia 20/10.
    Minhas duvidas são, já estou com uma certa idade, mas infeliz com minha profissão, vale a pena investir radicalmente em outra área? Moro na região de ABC- São Caetano do Sul-SP, é uma região que necessita desse profissional?
    Tem a possibilidade de no meio do curso arrumar estágios na área, o Senac ajuda essa parte de recrutamento para as empresas?
    Tenho pouco tempo p/ tomar decisões na minha vida profissional, e tenho a convicção que tem que ser agora, já tenho uma grande bagagem profissional de administrar empresa, acho que com a oportunidade de curso técnico poderá abrir as portas p/ uma outra área!
    Meu currículo é focado totalmente na área de Gerencia Comercial, como fazer um novo currículo em uma área totalmente diferente da minha, quero começar a vida do zero, nem se for para ganhar 1/3 do que ganhava, estou disposto a passar por isso, mas que não aguento mais o que faço e preciso encontrar a minha felicidade profissional!!!
    Desde já agradeço pela atenção!

    1. Olá Luiz,
      Existem algumas coisas a considerar quando se quer mudar de profissão, mas você já está decidido. Então vou apenas dar minha humilde opinião sobre alguns temas.
      Empregabilidade: Não conheço a sua região, mas se tiver bastante indústria, vai facilitar uma colocação. No entanto, o mercado é bastante segregado em relação a experiência. Isso não é motivo para desistir, mas pode ser uma dificuldade de entrar no mercado.
      Salário: Varia muito em virtude de regiões, empresas, etc…
      Estágio: Não é tão difícil, mas dificultou um pouco pela questão de ter que ser remunerado.
      Exemplo: Tenho um amigo que era padeiro e aos 40 anos resolveu que iria mudar de profissão; fez o curso técnico e conseguiu um emprego em uma empresa na qual estava trabalhando não sei em que ramo. Fez engenharia, pós em segurança do trabalho e agora é engenheiro de segurança na mesma empresa.
      Espero ter ajudado em sua tomada de decisão!! Qualquer coisa estou à disposição.

  8. OLA,TIREI MUITAS DÚVIDAS QUE EU TINHA PARA QUE EU TOMASSE A DECISÃO DE FAZER ESTE CURSO. MEU SONHO É SER UMA TST.
    ESPERO QUE EU ME ADAPTO BEM NESTA AREA! BOA SORTE P MIM,E SUCESSO P TODOS .
    BOA NOITEE 🙂

  9. Muito bom saber as disciplinas de abrange no curso.
    Ate então estava meio indecisa,agora estou focando mais na área que desejo atuar.
    Muito obrigada.Boa tarde.

  10. Muito bom os esclarecimento
    Boa tarde! vou trancar meu curso, de logística pra fazer segurança do trabalho…
    por que passei no IFPE e já faço logistica da produção, como atribui segurança do trabalho se eu, já gostava agora amei e vou fazer

  11. Olá,
    acabei de achar o seu site. Estou chando muito interessante e desde já, o parebenizo pela sua iniciativa. Tenho 32 anos e estou querendo fazer o curso técnico de Segurança do Trabalho. Como anda o mercado? Será que ainda existem boas chances para quem está começando agora?
    Obrigada pela atenção.

  12. ei meu nome é rejeane terminei os estudos e estou a procura de um curso tecnico, gostaria de fazer segurança do trabalho pois acho muito interessante mais tenho medo de ñ gostar e mim arrepender

  13. olá estou entrando no segundo módulo do meu curso de TST só que não tem desenho técnico e tem varias disciplinas que não tem na a ver com o curso…estou confusa pq não sei se eles estão passando o que realmente temos que aprender :

  14. Bom dia PrinceO português é importantíssimo, pois sempre fazemos emails, relatórios etc..e tal! A maioria desses documentos vaia para supervisores, coordenadores e até gerentes. Então, o cuidado com o português é muito importante.Nossa sorte é que existem os corretores e que nos ajudam muito. Além disso, sempre tem um colega que é bom em português.Leia esse texto que escrevi: http://trabalharseguro.blogspot.com/2008/05/os-de

  15. Olá SimoneRealmente não há material nessa área. Mas a informática está ligada diretamento ao trabalho do TST. Vou citar alguns exemplos que talvez te ajude:Relatórios, registros de inspeções, alguns cálculos (podem ser feitos via excel), tabelas; programas específicos para controle de extintores, emissão de PPP, gestão de ocorrências, etc.É por aí….

  16. Olá amigo, quero fazer esse curso, tenho 20 anos.. só que parei de estudar ha uns 4 anos, atualmente estou trabalhando graças a Deus, trabalho com projetos de eletrificação rural e urbano no auto cad,antes eu me preocupava com matemática, mas como muitos tao falando que quase nao cai matemática, agora minha preocupação é Português.. quais são os assuntos que cai de Português vc sabe me dizer?? obrigado

  17. boa noite Darcy;eu sou tec.de segurança do trabalho e quero parabeniza-lo por essa iniciativa de ajudar as pessoas, nas suas indecisões e passar a confiança que elas precisam. um abraço:Edicleia de souza.

  18. Olá Darcy, eu tenho 53 anos, e sou téc. de enfermagem e tenho o curso de téc. de enfermagem do trabalho, eu queria saber se tem limite de idade para fazer o curso de segurança do trabalho. obrigado

  19. ola Darcy eu comesei meu curso uma semana atras e estou adorando muito interesante e seu bloog e muito iformativo fasso pelo senac e boa noite netto aluno do curso tec seguraça do trabalho

  20. olá darcy, boa tarde,agradeço os esclarecimentos sobre o curso de tst, vou começar em setembro não vejo a hora, não tenho dificuldade em nada, adoro desenhar e já fiz edificação. quando poder mande-me mais dicas sobre o curso e como fazer para ser o melhor rsrs, abço.meu email, m4rcio-100@hotmail.com

  21. Boa noite, Darcy estou muito interessado em ingressa-me nessa careira mas ja faz algum tempo que estou fora de uma sala de aula, na empresa que trabalho sou responsavel pelos os EPIS, pelas fichas, OS, e fiscalizando sempre o uso desses EPIS. Dai então passei a gostar desse trabalho, estou muito empolgado, agora na segunda quinzena de agosto começara as inscrições para esse curso,que é claro vou fazer… Muito obrigado.

  22. Olá ValdirEmbora em um grau muito menor que em outras profissões, mas essa dificuldade existe sim. Nâo pela idade em si, mas pelo fato de, além da idade, vai pesar a questão da falta de experiência.

  23. Bom Dia.Darcy;Tenho mais de 40 anos tenho pouco conhecimento em informatica,estou trabalhando e,tenho interesse em entrar nesta area quais são as minhas expectativas em relação os mas jovem.Sslvador-Ba

  24. Pode me dar uma idéia do que é discutido na disciplina de Desenho Técnico?Tipo, se é desenhado formas geométrica, se é estudado trigonometria etc..Eu ficava aterrorizado quando me vinha:'' Desenhe um triangulo escaleno com uma das faces….ou '' Circunscreva um quadrado equilatero…'è assim que a disciplina funciona no curso de Técnico em Segurança?Obrigado novamente, Darcy. Sim estou pesquisando muito mesmo sobre esse curso, por isso minha duvida. Para não me arrepender depois.

  25. Ow vlw Darcy, que tipos de Desenho poderiam ser exigidos de mim?Tipo, '' circunscreva um triangulo….'' alguma coisa assim ?E, vlw pelo encorajamento 😀

  26. Ow Darcy, vlw mesmo pelas informações, muito obrigado.Eu estou planejando ingressar nesse curso, é justamente o que eu queria!As empresas que mais sonho em ingressar sempre contratam pessoas para essa área.Mais, levei um susto quado eu vi Desenho Técnico.Essa disciplina é o TERROR para mim. Sou um PÉSSIMO desenhista. Eu não desenho coisa alguma.Que conselho voce podia me dar?Será que essa minha dificuldade de desenhar seria um impedimento para esse curso, uma vez que faz parte da grade curricular essa disciplina? Ou não é la muito exigida? Detalhe, eu me destacaria muito bem em todas as outras disciplinas. Só desenho técnico é que me assustou.Pode me ajudar?

  27. Adorei o blog, eu ja faço esse curso,no inicio achei nastante complicado e inclusive quiz desistir,mais hj estou apaixonada e nao vejo a hora de começar atura na area. Estou super anciosa pra ter aula de desenho tecnico.

  28. comecei o curso agora tou com muita duvidas ta caindo muita mtm e e muito pesada sera q e so no inicio do curso ou vai ate o final tiou fazendo conjulgado tecnico em meio anbiente tambem sao dois anos e meio para terminar

  29. Meu Deus do Céu, os estágios encontrados na internet são muito concorridos, fui em um em que concorriam 38 pessoas para 1 vaga, fiquei em 2° "nadei nadei nadei e mori na praia" to decepsionado em relação a burocracia em vagas de estágio,enfim, não desisti ainda mas estou procurando mais indicações do que dinâmicas com esse tanto de candidatos =/Mas a área é ótima.obs: Seu blog é muito bom e ele está sempre atualizado.

  30. Olá VinnyTente enviar currículos para empresas prestadoras de consultoria em segurança do trabalho. Normalmente eles preferem contratar estagiários para fazer os trabalhos de medições ambientais supervisionados por um Técnico ou Engenheiro!!Abs

  31. OLA BOM DIA EU SOU ALEX,EU EU FAÇO O CURSO DE TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO, SE A ARIA DELE E VASTA SE MUITO CONCORRIDA VALEU OBRG, ALAGOINHAS-BAHIA, ESCOLA EL SHADAY

  32. Eu sempre trabalhei em metalúrgica e não tenho conhecimentos sobre essa área que vc está querendo, mas vou procurar alguma coisa e envio para vc. Entre com contato comigo através da página de contato no Menu Principal.A propósito, eu também sou de Sorocaba!

  33. muito bom estou nos ultimo modulo ,mais ainda estou um pouco enrola.na questão do de falar com os fucionario.como faço para perde essa timidez,pois fico muito nevosa.

  34. Olá amigoEstatísticas é a única matéria relacionada diretamente com a matemática, mas eu costumo falar que a matemática está presente em quase tudo que fazemos. Mas hoje em dia está tudo mais fácil. Quase tudo dá para calcular usando as planilhas de excel. Mesmos as estatísticas é possível controlá-la atavés de planilhas que já vai formando os gráficos e tudo o mais. Basta lançar os dados.

  35. Oi não faço o curso no senac ,mas sim no flama !será que ficara ,dificel para receber ,oportunidades? OU só é indicado quem fas mesmo no senac?OBRIGADO! AGUARDAREI RETORNO..Bjs

  36. Eu pensei em fazer esse curso!Mas analisando a grade me preocupei quando soube que precisa ter noção de desenho técnico, gostaria de saber se é melhor eu fazer outra escolha ou continuar nessa e procurar uma especificação em desenho técnico (que eu acho q não levo jeito nenhum!)

  37. Boa tarde AiramNão sei te dizer o que cai mais, pois já faz muito tempo que fiz a prova (20 anos, rsrsrs), mas vou postar sua pergunta no na RedeSegMe e ver se alguém tem ideia por lá. Tem muitos usuários da rede que são estudantes e eles devem saber.Aproveite e faça seu cadastro da redesegme.com.br, também!Abs.

  38. Bom Dia, vou fazer a prova de seleção para o curso de técnico em securança no trabalho, são duas matérias de português e matemática. gostaria de saber o que cai mais dessas duas matérias para eu estudar?AIRAM CARVALHO BARBOSA

  39. Oi PriscilaSão tantos os temas que fica difícil te dizer o que escolher.Tente escolher um tema que tenha mais a ver com você. Assim fica mais fácil de fazer o trabalho.Aqui mesmo no meu blog tem vários assuntos que podem te ajudar.Abs

  40. oi darcy,boa tarde.Estou fazendo esse curso to no primeiro modulo,e tenho uma pergunta,tenho que escolher um tema na area de tst pra fazer um trabalho,qual vc me indicaria?obg, tenha uma boa tarde.

  41. Olá MarcioLegal que vc vai começar o curso! Quanto ao estágio, eu sempre recomendo procurar as consultorias e se candidar. Nem que seja de graça, mas é importante fazer o estágio.O inglês não é obrigatório, mas nem preciso dizer que quem domina a língua do Tio Sam, leva vantagem na hora da contratação.Abs.

  42. Muito bom esse site enconrei + informação do curso vou comerça o curso agora em março estava cheio de duvidas das matéris.. … estava quereno fazer esse curso a mais de 2 anos estou feliz.. e com boas expectativas. se deus quiser espero gostar… so uma pergunta é difilcio arruma estágio na area ..? e o ingles é necessario ou obrigado.. !

  43. boa noite darcy. to fazendo o curso tecnico , e estou adorando,estou cursando o segundo modulo e gostaria de mais informaçoes para me ajudar… sera q vc pode me enviar por em mail algumas dicas doque vai cair no segundo modulo..bjssss e obrigada…;)meu email edilmanow@hotmail.com

  44. Gostei muito das informações dessa pagina,mim ajudou muito gostaria que outras informações fossem enviada para meu endereço eletronico, porque estou cursando II modulo desse curso.

  45. Olá Darcy, como está?A D O R E I esse site e suas informações. Quando iniciei o curso, tambem fiz uma blog, mas está carente de infomações. O que acha se fizermos uma parceria?Sou Téc em Enfermagem do Trabalho e após o curso quero tbem ser TST, acho que temos algumas figurinhas para trocarmos.Bjos, até a próxima!Sônia

  46. Oi MariaQuem bom que gostou!Minha principal dica é a de manter-se bem informado. Não tem nada pior do que a desinformação.Para isso é bom estar bem relacionada no meio e é claro, fazer umas visitas aqui no site. Você pode assinar nossa newsletter e recebe em seu email nossas atualizações.Também temos nossa Rede Social para prevencionistas – a RedeSegMe – faça seu cadastro lá!!!Abs. e Boa sorte!

  47. Darcy boa noite,gostei muito do seu site, foi muito informativo e de facil entendimento, começo o curso em fevereiro e estou muito animada, me da uma dica pra se destacar no mercado.Grataum grande abraço

  48. Olá colega, não se preocupe com isso. A timidez não vai te atrapalhar. Durante o curso vc vai ter várias oportunidades de treinar esse lado. Tem alguns livros que ajudam bastante. Procure na internet por: Reinaldo Polito – ele tem vários livros nessa área.Eu posso falar com autoridade no assunto, pois sempre fui muito tímido, mas o curso me ajudou bastante e acabei me desenvolvendo muito depois que comei a trabalhar. Uma coisa muito importante: Quando tiver que falar sobre algum assunto, estude bastante; procure saber tudo sobre o tema. O resto vai ser moleza.Boa sorte.

  49. Oi darcy, boa noite.Eu passei, este ano, no concurso da escola técnica daqui de pernambuco para segurança do trabalho..estou um pouco com medo pelo meu jeito meio envergonhada de me comunicar, não sei se sou qualificada para ser dessa área. O que você sugere?

  50. Oi NathaliaEu fiz o curso no SENAC de Sorocaba no ano de 1993. Esse curso ficou parado desde o ano de 1986 e só retornou em 1992. Na época estava sobrando vaga. Só para se ter uma ideia, eu tinha três ofertas de emprego antes de encerrar o curso. As empresas solicitavam ao SENAC a lista dos melhores alunos e mandavam a oferta de emprego.

  51. Ola Gostei muito da matéria, muito completa.Pretendo fazer o curso na área e tenho duas duvidas, se essa profissão para mulher é complexa, por exemplo se as empresas preferem contratar homens.E se alguém sabe se tem um lugar mais "reconhecido" para fazer o curso. No momento pretendo fazer na unicastelo.Att.Ana Denise

  52. Oi JanainaNão desista, não! Desenho Técnico é um mtanto complicado para a maioria das pessoas e Estatística parece complicado, mas depois que se pega o jeito fica fácil, fácil.Vá em frente e peça ajuda de quem tem mais facilidade.O importante é não desistir nunca!

  53. Muito informativo!!! Gostei muito pois assim eu pude ter uma grande noção das matérias que caem nesse curso ou faculdade!!! E pude ver como ela é interessante!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você é um robô? *