Ferramentas manuais – extensão das suas mãos

Ferramentas manuais - extensão das suas mãos

O uso inadequado ou incorreto de ferramentas defeituosas ou quebradas nos serviços fazem com que ocorram muitos acidentes, pois não devemos esquecer que as ferramentas são as extensões de nossas mãos. Estatisticamente os acidentes com as mãos representam a maior parte dos acidentes ocorridos na empresa, portanto, ATENÇÃO!ITENS BÁSICOS A SEGUIR:

01 – Utilize os EPIs necessários às tarefas que serão realizadas.

02 – Escolha a ferramenta adequada para o serviço que será executado: Não improvise, pois para cada tipo de serviço há o instrumento certo. Não confeccione ferramentas, utilizando materiais inadequados ou de qualidade inferiores.

03 – Inspecione cuidadosamente as ferramentas antes de usá-las (Use um check-list). Se estiverem defeituosas, em mau estado, quebradas, com cabos rachados ou frouxos, NÃO UTILIZE-AS.

04 – Mantenha as ferramentas sempre limpas e em bom estado.

05 – Transporte sempre as ferramentas, principalmente as cortantes e pontiagudas, em caixas apropriadas e nunca nos bolsos ou no cinto, pois estas podem causar ferimentos em seu corpo.

06 – Use sempre ferramentas com as dimensões exatas.

07 – Conserve os cabos das ferramentas sempre sem óleos, graxas ou solventes para que essas não escorreguem das mãos.

08 – Sempre mantenha o rosto distante da ferramenta em uso.

09 – Nunca entregue uma ferramenta jogando-a quando alguém solicitá-la.

10 – Guardar as ferramentas após o uso em caixas ou gavetas sempre com as pontas e extremidades cortantes para baixo para que ao pegá-las depois não venha a se machucar.

11 – Para serviços em eletricidade, use ferramentas com cabos isolados e que estejam de acordo com a NR-10.

12 – Ferramentas espalhadas pelo chão podem causar escorregões, cortes, etc. E em lugares elevados podem cair e ferir alguém, então: GUARDE-AS!

“LEMBRE-SE: QUANDO VOCÊ TRABALHA COM FERRAMENTAS MANUAIS, ELAS SÃO A EXTENSÃO DE SUAS MÃOS. PORTANTO, TOME CUIDADO PARA NÃO SE ACIDENTAR.
NA DÚVIDA, CONSULTE  OS PROCEDIMENTOS DA SUA EMPRESA.”
Gilmar
Darcy Mendes Darcy Mendes (772 Posts)

Técnico em Segurança do Trabalho, graduado em Gestão Ambiental e especialização em Prevenção e Combate a Incêndio. Nas horas vagas sou músico e professor de violino!!!


2 thoughts on “Ferramentas manuais – extensão das suas mãos

  1. Caro JoséSegue sua resposta:DDS – Diálogo Diário de SegurançaPode aparecer assim também:DDHS – Diálogo Diário de Higiene e SegurançaOu assim:DHSMQ – Diálogo Diário de Higiene, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade (Na minha empresa é assim).Espero ter elucidado sua questão.Aguarde um artigo completo sobre o tema.

  2. oi, darcy, tudo bem?o que significa DDS nos artigos que você escreve?seu blog é ótimo, leio todos os dias, mas sou só iniciante no cursto TST e aindanão o é DDS.você pode me explicar?obrigado, gde abraço, josé (joseropin@gmail.com)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você é um robô? *