Investigação de acidente com empilhadeira

Veja o video dessa investigação de acidente com empilhadeira

Investigação de acidente com empilhaUm jovem trabalhador, recém admitido, foi a reorganizar caixas armazenadas em prateleiras em um almoxarifado. O trabalhador estava usando um tipo de empilhadeira preparada para elevar pessoas (tipo plataforma) a uma altura de 3,9 metros. Ele não estava usando nenhum equipamento de proteção contra queda. Para acessar as prateleiras, o trabalhador provavelmente saiu da plataforma do operador para uma plataforma de trabalho que foi montada com um pallet nos garfos da empilhadeira. Ele caiu da plataforma de trabalho para o piso de concreto, uma lesão grave.

Conclusões

 Apreciação da causas
O trabalhador sofreu uma queda de nível diferente sobre um piso de concreto. Não havia qualquer sistema de proteção contra quedas em uso.

Descobertas de outros fatores

    • O trabalhador não foi adequadamente treinado em proteção contra quedas ou em operação da empilhadeira.
    • A supervisão é insuficiente, e que o empregador não havia treinado o líder em responsabilidades de supervisão em matéria de saúde e segurança.
    • O projeto de extração, condições de armazenamento e plataforma de trabalho de madeira inadequadamente projetados e instalados expondo ao jovem trabalhador ao aumento do risco de uma queda.
    • O empregador não implementou um programa de saúde e segurança adequado no local de trabalho e não realizou inspeções gerais dos equipamentos e processos de trabalho.
    • O novo trabalhador e o líder eram ambos jovens trabalhadores. Nenhum trabalhador teve o conhecimento prévio, habilidades ou experiência para entender o risco extremo em que estavam quando usaram o equipamento de elevação.

Obs: Você pode adicionar as legendas em português (a tradução não é lá grande coisa, mas dá para entender). Para isso basta clicar no ícone CC – Captions no rodapé do video e selecionar Português.

Darcy Mendes Darcy Mendes (772 Posts)

Técnico em Segurança do Trabalho, graduado em Gestão Ambiental e especialização em Prevenção e Combate a Incêndio. Nas horas vagas sou músico e professor de violino!!!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você é um robô? *