Medo de falar em público? Eu não tenho!

Medo de falar em público eu não tenho!Com certeza um dos maiores medos de quem está estudando para ser um Técnico de Segurança do Trabalho, é o fato concreto de que vai ter que falar em público.

Já escrevi sobre esse assunto em:

Falar em público pode ser aterrorizante para algumas pessoas, porém com algum treino, qualquer pessoa será capaz de cumprir a tarefa de forma satisfatória. Se não assistiu, assista o filme “O Discurso do Rei” e tire suas conclusões.

Uma das coisas que já ouvi muitas vezes foi: Eu sou muito tímido (a), não consigo falar em público! Isso não é verdade. Eu mesmo, sempre fui muito tímido, mas quando precisei falar em público, mesmo com aquele frio na barriga e a garganta seca, dei conta do recado.

Se você tem dificuldades, então já sabe que terá que se preparar melhor. Mas não fique achando que vai dar errado, que vai se enrolar, que vai travar (eu já vi isso acontecer com gente experiente), pois tudo isso só tem uma explicação: falta de preparo no assunto a ser apresentado.

No link que citei acima eu descrevi dez passos para você fazer bonito na sua apresentação. Leia com atenção e guarde com você para quando estiver preparando algum treinamento ou palestra.

Sentir aquele frio na barriga é normal quando se vai fazer algo diferente ou quando vai enfrentar um grande público. Portanto, não se desespere! Apenas se concentre naquilo que vai falar e demonstre segurança quando discorrer sobre o assunto.

Se você já passou por isso, sabe do que estou falando. Se ainda não passou, fique preparado, pois cedo ou tarde vai enfrentar essa situação. A primeira vez que me vi em um auditório com mais de 150 pessoas, as pernas tremeram e a voz mudou de tom, mas bastaram alguns segundos para voltar ao normal e seguir com a apresentação sem problemas (eu já tinha cerca de 5 anos de experiência).

Se tem um profissional que sai da escola preparado para falar em público, é o Técnico de Segurança, pois ele tem em sua grade disciplinas que lhe dão suporte para isso. Diferentemente de outras profissões, o técnico de segurança aprende como lidar com pessoas e técnicas de apresentação que serão de grande valia no exercício do seu ofício.

Dica: Molde a apresentação de forma que se sinta confortável com aquilo que vai falar e estude muito o assunto.

Darcy Mendes Darcy Mendes (786 Posts)

Técnico em Segurança do Trabalho, graduado em Gestão Ambiental e especialização em Prevenção e Combate a Incêndio.
Nas horas vagas sou músico e professor de violino!!!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *