Pedestres, carros e o uso de celulares no interior das empresas

Uma combinação muito perigosa – Pedestres, carros e o uso de celulares no interior das empresas.

Pedestres, carros e o uso de celulares no interior das empresas

O assunto não é novo, pois já  tivemos inúmeros acidentes envolvendo pedestres, carros e o uso de celulares no interior das empresas. No entanto, esse é tema pouco discutido dentro das empresas. neste artigo pretendo colocar algumas questões envolvendo o uso de celulares no trabalho.

Benefício dos celulares na empresa

Comunicação rápida 

É fato que os celulares trouxeram grande avanço para a comunicação. Em uma empresa, onde tudo depende de tempo, é possível resolver de forma rápida muitos assuntos através dos celulares.

Custos

Os planos de celulares estão cada vez mais atraentes e com isso popularizaram de vez o aparelho. Hoje, todo mundo tem um celular.

Segurança

As pessoas passaram a utilizar o celular como meio de se defenderem em situações de emergência.  Os dispositivos oferecem uma forma de segurança ao permitir ligações para se orientar, se estiver perdido, ou conversar com um amigo quando se sente inseguro. Ainda temos os GPS que possibilitam encontrar alguém ao ser solicitado resgate, como após um acidente de carro ou rastrear um filho adolescente, por exemplo.

Internet

Estar conectado com as redes sociais virou uma necessidade para muitos. Os celulares trouxeram essa facilidade, independente de onde você esteja. Fazer uma pesquisa, encontrar alguém, conversar utilizando um APP com possibilidade de enviar imagens e videos, enfim…o mundo em nossas mãos.

Trabalho/negócios

Estar em contato com funcionários e clientes é de suma importância para agilizar negócios. Os celulares facilitam tudo isso com as chamadas de video, além, é claro, das mensagens, e-mails, programas de documentos móveis e mensagens de multimídia,. Sem contar a facilidade para executar trabalhos que antes só eram possíveis no escritórios. Tudo isso resulta em economia para as empresas.

Problemas com o uso de celulares

Pode se tornar um vício

Pois é, o uso excessivo dessas ferramentas pode viciar. “Apesar de o distúrbio ainda não constar no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, estudos recentes apontam que as mudanças causadas no cérebro pelo abuso na utilização da web são similares aos efeitos de drogas químicas, como o álcool e a cocaína.”

Riscos no trânsito
Apesar de ser lei, muitos são os motoristas que dirigem falando ao celular. Mas os pedestres também têm sua parcela de culpa nos acidentes envolvendo atropelamentos. Virou moda andar falando ou passando mensagens pelo celular. com isso, tanto pedestres, quanto motoristas, acabam se distraindo e provocando acidentes muitas vezes fatais.

Os problemas envolvendo celulares são muitos e vão desde esses citados acima, até os casos de separações de casais, presença de bactérias, perda da visão, perda da audição, esterilidade e até mudanças comportamentais em bebês que que a mãe fez uso do celular durante a gravidez e  nos primeiros ano de vida da criança.

O que fazer para diminuir os riscos dentro da empresa?

A primeira ideia é sempre proibir o uso de celulares no interior da fábrica, mas isso pode gerar outros problemas. O que fazer então?

Algumas dicas:

Criar um procedimento para uso de celulares no interior da empresa e definir:

  • Proibição do uso do aparelho durante as operações;
  • Somente pessoas com aparelhos cedidos pela empresa poderão utilizar o celular;
  • Sinalizar os trajetos de pedestres com placas do tipo: “Pare ao fazer uso do celular”;
  • Faça campanhas de conscientização para os pedestres e motoristas;
  • Defina caminhos preferenciais com barreiras físicas nas áreas de movimentação de veículos;
  • Estabeleça gestão de consequências para quem não cumprir as regras;

Pode ser que nunca aconteça um atropelamento dentro de sua empresa, mas não espere acontecer para tomar as medidas e controle. Os riscos aumentaram muito com o uso dos celulares. Apesar de ser um instrumento de trabalho importante, não podemos ignorar que é também um agente causador de acidentes. 

Todo cuidado é pouco, principalmente nas empresas que têm grande número de aprendizes que na maioria são adolescentes.

E você, colega? Já teve problemas com celulares dentro da empresa? Deixe seu comentário!

Darcy Mendes Darcy Mendes (772 Posts)

Técnico em Segurança do Trabalho, graduado em Gestão Ambiental e especialização em Prevenção e Combate a Incêndio. Nas horas vagas sou músico e professor de violino!!!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você é um robô? *