Quem sou

Darcy MendesTécnico em Segurança do Trabalho e graduado em Gestão Ambiental, com especialização na área de Prevenção e Combate a Incêndios. Trabalho na área há 20 anos como profissional de SST com ênfase em palestras, treinamentos, confecção de PPRA e PPP, além das tarefas habituais da profissão.

 Criei este espaço para dividir meus conhecimentos e também manter relação com profissionais da área no intuito de ajudar os colegas que estão iniciando, pretendem iniciar ou já trabalhem no ramo.

 Eu sou Darcy Mendes, moro em Sorocaba e também sou professor de música, além de escrever umas poesias (já ganhei um prêmio!!!). Já trabalhei com desenhos e pinturas e ainda faço algumas coisas de vez quando.

No mais, sou um cara de bem com a vida sem se preocupar com o futuro, procurando viver o presente intensamente.

Email para contato: contato@temseguranca.com

 Quer me conhecer melhor? Veja a entrevista que dei ao GF Soluções – “A história do blogueiro Darcy Mendes

34 thoughts on “Quem sou

  1. Boa tarde Darcy!

    Encontrei seu site pesquisando sobre Prensas e Similares. Estou achando incrível!!!
    Sou TST e auxiliar de Enfermagem, já trabalhei na construção civil, supermercado e hoje em uma metalúrgica. Gosto demais da Segurança do Trabalho, apesar dos desafios as vezes nos desanimarem.
    Muito obrigada por você ser esse profissional generoso, não é tão fácil encontrar colegas que estão dispostos a compartilhar DE GRAÇA seus conhecimentos, documentos e experiências.

    Um abraço,
    Valeu, viva a Segurança!!!!

  2. Boa tarde Darcy, Meu nome é Joaquim Martins
    Trabalhei numa empresa desde 02/02/1.987, até o dia 31.12.2.002, sendo que trabalhei na empresa no período de 02/02/1.987, ate 01/08/1.997, na função de NIQUELADOR A ( PRODUTOS QUÍMICOS e de 01/09/1.997, ate 31/12/2.002, trabalhei na parte no escritório. Gostaria de saber se no PPP, A EMPRESA PRECISA SÓ COLOCAR A PARTE QUE EU TRABALHEI COMO NIQUELADOR A OU precisa por todas carreira do inicio ao fim.
    desde já agradeço a sua colaboração.

  3. Bom Dia Darcy Mendes,
    Estou cursando TST há um ano e digo que estou simplesmente maravilhada com tanto conhecimento que aos poucos vou adquirindo.

    Gostaria imensamente de algumas dicas para apresentação do tema Vibrações Ocupacionais numa SIPAT. São só 20 minutos. O que abordar? Quais os tópicos importantes que não podem deixar de serem apresentados. Será em Power Point. Já li NR-09 (nova com os anexos sobre vibrações), NH-09, NHO-10, NR-15, Lista das Doenças Ocupacionais do Ministério da Saúde sobre Vibrações e vários artigos bem como videoaulas. São tantas informações que acabei ficando perdida com o que devo priorizar. Pode ajudar-me, por favor?

  4. Boa noite Darcy Mendes, me chamo Ana Maria, sou recém formada em Téc. de Segurança do Trabalho em Manaus – AM, e achei o Blog Tem Segurança muito interessante, e gostaria de ter acesso a mais informações sobre Segurança do Trabalho através do seu Blog.
    Agradeço a atenção !

  5. Olá Darcy,
    Sou tecnico seg recém formado e muito inseguro, conclui meu curso pelo IFPR , e muito fraco, sem nenhum estágio sequer,
    por isso sou muito inseguro, as vezes fico imaginando o que será de mim na primeira proposta de trabalho.
    Gostaria que vc me desse dicas para chegar chegando e não passar tanto vexame.

    grato
    Marcos

    1. Marcos bom dia!
      Sou estudante há um ano de TST e concluirei o curso em 2017. Estou com 55 anos, sou mulher, sem nível superior etc.. eu poderia ficar insegura por esses motivos mas resolvi abolir essa palavra do meu vocabulário. Depois tudo fica mais fácil pois você deve dizer pra você todos os dias: EU VOU CONSEGUIR! EU VOU CONSEGUIR! EU VOU CONSEGUIR! EU VOU CONSEGUIR!
      Sabe porquê? Por que você nasceu para vencer. Não se importe com o curso. Faça alguns cursos complementares de pouca duração, assista palestras, videoaulas, inscreva-se no site da Fundacentro e procure algumas palestras e seminários gratuitos que possam esta acontecendo na sua cidade. Aventure-se. Siga em frente. Boa Sorte! Depois,mais tarde me conte como está indo. Você mesmo vai se surpreender com seus resultados. Não o conheço mas já acredito em você.

      Você sabe o que acabei de fazer agora com você? Não? Foi uma espécie de DDS individual via TEMSEGURANÇA!

      Um abraço
      Sheyla Tartarini

  6. Boa tarde dacy!! gostaria de saber qual seria o cinto de segurança recomendado para uma pessoa com mais de 100 k.

    att: Renally

    1. Olá Renaly,

      Eu sugiro que você entre em contato com os fornecedores para verificar se estão comercializando cintos para mais de 100kg. Dei uma verificada nos cintos da Hercules e não achei nenhum com indicação para mais de 100kg.

  7. Boa Tarde, gostaria de saber a respeito da demarcação no chão abaixo dos extintores… é necessario a faixa vermelha? eu li sobre as normas mas nada esclarecedor se obrigatório a parte vermelha, pois na empresa em que trabalho só tem a faixa amarela no chão, aguardo respostas
    Att,

  8. Ola Darcy, novamente estou te procurandokk,
    Pois então hoje está sendo realizada a eleição para a cipa da empresa onde trabalho, eu me empenhei ao maximo como havia falado em comentários anteriores, estou respeitando todas as normas, porém o tst da empresa mesmo não esta respeitando me falou agora que pode deixar a votação até amanha, fora outras sendo que o prazo seria até hoje, pois como falei sou a auxiliar não opinei muito pois ainda estou na experiência.. o que fazer?

  9. Bom Dia Darcy, tenho uma duvida muito grande a respeito da cipa gostaria da sua ajuda, os representantes do empregador deverão ser indicados no dia da eleição??
    Aguardo sua resposta obrigd
    abraço.

    1. Olá Gabi,

      Tem que ser depois da eleição, pois pode ser que o empregador tenha interesse em indicar algum funcionário que é candidato a cipeiro pelos empregados (com cargo de supervisão).

      Abraços,

  10. Obrigado Darcy, nesta parte de documentos e treinamentos eu ja faço, na verdade os DDS são por minha conta, integrações, estoque e compra de EPI´s em fim.. e agora estou responsável pelo processo eleitoral da CIPA, porém sinto que ainda não é suficiente…
    Abraços

  11. Boa Dia companheiro Darcy

    Tive uns problemas de conexão pensei que o TEM SEGURANÇA tinha sido desativado que bom que está funcionando
    Na minha opinião um dos melhores site de consulta e aprendizado na área de SSMA que conheço;

    Parabéns

    Deus abençoe

  12. Boa Tarde, sou aux de técnico em segurança do trabalho, ainda estou estudando para ser técnica me formo no final deste ano, porém onde trabalho, ja possuia um técnico, eu ainda não posso entrar na fabrica, pesso dicas de como posso auxiliar mesmo não podendo entrar na fabrica motivo: sou menor de idade ainda, e não conclui o curso.

  13. Boa tarde Darcy Mendes tenho uma duvida e acho que você pode me ajudar.
    vou começar a trabalhar na área de segurança do trabalho em alguns dias, recebi a oportunidade de emprego na área agrícola em uma fazenda de plantio de laranja. Não conheço ninguém nessa fazenda e fiquei sabendo que segurança é 0, minha duvida é como devo me portar sem experiencia alguma? pode me ajudar com algumas dicas….

    1. Olá Raphael,
      A primeira coisa que você deve procurar saber, é se a empresa tem interesse em fazer segurança. Depois é partir para uma boa avaliação de risco de todas as atividades (se não houver). Baseado na avaliação, você já terá definido uma série de trabalhos, pois a avaliação exigirá um plano de ação para cada item com, dependendo de sua classificação.
      Provavelmente, você conseguirá eliminar vários itens apenas com procedimentos (tem que treinar os funcionários nos procedimentos). O resto será aquilo que é básico: CIPA, PPRA, PCMSO, PPR, PCA, etc…

  14. boa tarde, as oportunidades na aréa de segurança do trabalho são raras os que estão não saem, o salario sempre fora do piso estadual, sera a derrocada da segurança do trabalho?

  15. Olá boa tarde!

    Comprei o Kit Treinamento de Segurança do Trabalho e o slide da Apresentacao das NRs 36, não abre e dá erro .
    Gostaria que você me enviasse esse máterial do Kit que comprei.
    Aguardo seu retorno.
    Um forte abraço!
    Alexandro Costa

  16. Boa tarde Darcy! Sou aluna de TST e estou estagiando na área da construção civil tenho muitas duvidas, mas o que mais me incomoda e que os colaboradores "os guris" como dizemos aqui no sul sabem que devem usar os Epis eles são fornecidos mas a desculpa e argumentos deles me cansam e sou muito nova no meio deles entende o que posso fazer para que eles entendam que a segurança é pra eles.

    1. Olá Tatiane
      A primeira coisa a fazer é ganhar o respeito deles. Não pela força ou imposição, mas pela insistência em demostrar que seu trabalho é cuidar da segurança e saúde deles. Use o DDS para sensibilizá-los. Faça isso aos poucos e mesmo que não seja totalmente verdade, demonstre que você está do lado deles e não da empresa. Tenha cuidado para não ser mal interpretada pela sua chefia. Você precisa ganhar a confiança deles e aí ficará fácil fazer o resto.
      Boa sorte!

  17. Bom dia Darcy ! Sou Técnica de segurança do trabalho me formei a pouco tempo ,estava vendo o seu sati e gostei bastante . Em minha cidade as oportunidades são raras para iniciantes mas como para tudo ha um objetivo consegui começa minha careira como supervisora de estagio e ,é incrível o que se faz e o que se ver , li um de seus comentários de seu professor quando vc estava cursando este curso e me sente no lugar dele mas acredito que um bom técnico aprende com desafios e procuro crescer aos poucos lendo , entendendo e praticando gostaria de receber material para estudo . um bom dia

  18. Bom fia Darcy, eu gostaria de saber se vc sabe de alguma vaga de TST para trabalhar em Angola, por favor eu gostaria muito de ter a oportunidade, se vc souber de vagas me comunique,por favor.

  19. Bom dia Darcy Mendes.

    Sou Técnico em Segurança, estava olhando seu blog e achei a oportunidade para angola encaminhei meu currículo para o email que estava disponível, será que ele ainda esta precisando de alguém para trabalhar em Angola .

    Pela Atenção Obrigado

    Sinval Guilherme.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você é um robô? *