Segurança do trabalho x Segurança patrimonial

Você sabe me dizer a diferença entre Segurança do Trabalho e Segurança patrimonial?

Calma pessoal! Não fiquei louco, não! 

Todos nós (prevencionistas) sabemos muito bem a diferença entre Segurança do trabalho e Segurança patrimonial, mas convenhamos, tem um monte de gente que não sabe!segurança do trabalho x segurança patrimonial

Sabe quando alguém pergunta o que você faz e aí você responde: __Sou técnico de segurança!

O cara vai logo complementando:

__Nossa! Eu tenho um parente que também é guarda (ou vigia)!

Já percebeu que o assunto de hoje é só para descontrair, né?!!

Pois é!!

Pior é quando você resolve terminar a nomenclatura da profissão: 

__Não, não! Eu sou Técnico de Segurança do Trabalho! Aí a coisa se complica, porque a próxima pergunta é:

__E o que faz um Técnico de Segurança do Trabalho? É melhor ter uma boa resposta, pois a pessoa pode não entender e aí você terá que explicar nos míiiiinimos detalhes!

Bem, se você está lendo este texto e também não sabe, então eu recomendo a leitura do texto abaixo (mesmo que saiba, pode ler também, pois é bem interessante):

O QUE O PESSOAL DE SEGURANÇA DO TRABALHO FAZ?

Na verdade, existe uma ligação entre as duas áreas e tem muitos técnicos que também respondem pela área de segurança patrimonial. Não vejo nenhum problema nisso, desde que não interfira nas atividades como Técnico de segurança.

Nossa profissão é realmente diferenciada e nos proporciona momentos difíceis de enfrentarmos, mas por outro lado, não são poucas as vezes em que nos divertimos fazendo aquilo que gostamos, devido às situações por quais passamos. 

É por essas e outras que já estou a quase vinte e oito anos nessa área e ainda não me cansei. Não existe rotina em nossa área. Cada dia é uma coisa diferente.

Bem, por hoje é só! Qualquer dia escrevo sobre algumas situações inusitadas que passei em minha carreira!

Só para constar: eu também tenho curso de Supervisor de Segurança Patrimonial!!

Depois de assistir o video abaixo e vajam o quão difícil pode ser a vida de um vigilante!

Abraços!!

Darcy Mendes Darcy Mendes (772 Posts)

Técnico em Segurança do Trabalho, graduado em Gestão Ambiental e especialização em Prevenção e Combate a Incêndio. Nas horas vagas sou músico e professor de violino!!!


One thought on “Segurança do trabalho x Segurança patrimonial

  1. Darcy: A “Segurança Patrimonial” é uma área de trabalho bastante antiga, bem mais do que a Segurança do Trabalho. Da mesma forma a “Segurança de Processos”. Quando fiz meu curso se Segurança do Trabalho, o curriculum era de Engenharia do Trabalho, regulamentado pela FUNDACENTRO, atualmente Engenharia de Segurança do Trabalho. As distinções entre essas várias áreas são grandes, mas os pontos de convergência são muitos. Como o tema é amplo, destaco apenas uma questão: incendiarismo. Trata-se de tema de atenção da segurança patrimonial, mas que também é igualmente (ou pelo menos deve ser tratada) pelos engenheiros de segurança do trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você é um robô? *