Separar o lixo traz mais segurança aos garis, mas isso não é tudo.

Separar o lixo traz mais segurança aos garis, mas isso não é tudo.
(Foto: Fabiano Mazzotti / Prefeitura)
Não é de hoje que se houve falar de acidentes com garis na hora de recolher o lixo. A questão é bem complexa, pois exige a educação da população que deve separar o lixo que contém algo perigoso e identificar, mas há outros agravantes na situação:
  • Pressa

A correria na hora de recolher o lixo não só expõe o trabalhador às surpresas das sacolinhas, como também ao trânsito, queda de mesmo nível, queda da traseira do caminhão, fadiga e por aí vai.

  • O que fazer para melhorar a situação ?

Em algumas cidades existem os contêineres onde a população deposita o lixo e este é coletado automáticamente pelos caminhões. Desta forma, em tese, o trabalhador não precisa por a mão no lixo. Digo em tese, porque não raro vemos os garis pegando sacolas que estão fora do contêiner. 

Outra situação bastante comum é a técnica utilizada para adiantar o serviço: um gari vai na frente colocando os recipientes na rua para facilitar a coleta, porém, como alguns estão com pouco lixo, eles costumam juntar tudo em apenas um ou dois contêiner. Nesse caso, toda a manipulação do lixo leva o trabalhador a correr os riscos de se acidentar. E aí, todo o dinheiro gasto na prevenção vai para o ralo, pois a adoção dos contêineres, além de deixar a cidade mais organizada e limpa, tem a finalidade de manter o trabalhador afastado do lixo na hora da coleta.
 
  • E onde não tem contêiner?

Nesse caso, educar a população a separar e identificar o lixo perigoso é a melhor estratégia. Fica inviável o gari inspecionar todo o lixo antes de fazer a coleta.

A utilização de EPI adequado pode minimizar a situação, mas ainda assim os riscos são grandes de um acidente.
 
  • Resumindo

O esforço tem que ser de todos:

  • População;
  • Prefeitura;
  • Empresa coletora; e 
  • Trabalhadores.
Sempre pregamos que a prevenção é dever de todos, portanto se cada um fizer a sua parte, a chance de um acidente acontecer será muito pequena e todos saem ganhando.
Darcy Mendes Darcy Mendes (786 Posts)

Técnico em Segurança do Trabalho, graduado em Gestão Ambiental e especialização em Prevenção e Combate a Incêndio.
Nas horas vagas sou músico e professor de violino!!!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *