Trabalho em altura pode ser feito com segurança total

Trabalho em altura é uma das grandes preocupações da Segurança do Trabalho

UPDATE
NR35 – Trabalho em Altura – foi publicada hoje (27 de Março de 2012).
Conforme revelou a pesquisa que realizei aqui no Blog, a maioria escolheu 

trabalho em altura

Trabalho em Altura como tema para um novo artigo.

Com a chegada da NR-36 Trabalho em Altura, provavelmente teremos essa lacuna preenchida, mas ainda assim, é interessante conhecer alguns detalhes que já são praticados hoje por grandes empresas.
 
Quanto aos documentos aqui citados, na medida do possível vou disponibilizar para download. Infelizmente, as empresas não permitem que seus documentos sejam reproduzidos, o que para mim é uma ignorância, já que estamos todos lutando pela preservação da vida, não custava nada liberar a publicação com a citação da fonte. Obs. Alguns documentos já estão disponíveis. Passe o mouse sobre os textos para saber qual já está disponível. Para baixar, clique no link – vá em arquivo e salve em seu computador no formato que achar melhor.

INTRODUÇÃO

Trabalho em altura é sempre uma grande preocupação para os profissionais de Segurança do Trabalho. Além dos riscos inerentes à atividade em si, existe ainda fatores externos que contribuem para a intensificação dos riscos.

Grande parte dos acidentes envolvendo trabalhos em altura são frutos da falta de uma análise detalhada da tarefa, pois é nessa fase que vamos identificar e corrigir os possíveis riscos. Outra parte dos acidentes é causado por falhas humanas – seja por inexperiência do executante, falta de treinamento ou mesmo pela negligência deste em relação às normas e procedimentos existentes.
Outro detalhe importante que apresentamos aqui é quanto à definição de trabalho em altura. É comum lembrarmos apenas dos trabalhos acima do nível do solo, porém trabalhos abaixo do nível do solo também podem e devem ser considerados como trabalho em altura quando envolvem riscos de queda. Desta forma podemos chamar de trabalhos verticais ao invés de trabalhos em altura.
 
PROCEDIMENTOS
Para que um trabalho vertical seja executado com total segurança é necessário que se tenha um procedimento muito bem escrito (vamos chamar de PROCEDIMENTO DE GESTÃO DE SEGURANÇA – PGS), e também INSTRUÇÕES DE TRABALHO – IT para:
  • Segurança em plataformas de trabalho aéreo; 
  • Montagem, desmontagem e utilização de andaime
  • Cadeira suspensa – balancim
  • Pontos de ancoragem
  • Operação e movimentação de equipamentos móveis
  • Equipamentos de proteção e segurança para trabalhos verticais
  • Segurança em rampas e passarelas
  • Trabalhos em telhados

CHECK-LIST’s (Vamos chamar de FORMULÁRIO DE SEGURANÇA – FSE)

PERMISSÕES PARA TRABALHO EM ALTURA

Todo trabalhador que executa serviços em altura deve ter a Permissão para Trabalhos em Altura. 
Pode ser adotado um documento único para todos os trabalhos críticos que o trabalhador esteja previamente habilitado e capacitado. 
Para facilitar a fiscalização, pode-se adotar um crachá onde constem as atividades que o trabalhador está autorizado a executar. Obs. O vencimento deste crachá deve estar vinculado ao exame periódico do trabalhador.
 
ANÁLISE DE RISCO
Não podemos esquecer que todo e qualquer trabalho a ser executado pela primeira vez, deve ter uma Análise de Risco detalhada.
 
OUTROS PROCEDIMENTOS
Os trabalhos verticais quase sempre estão ligados a outros riscos específicos tais como:
  • Espaço confinado;
  • Energias (elétrica, pneumática, mecânica, hidráulica, química, radioativa, etc.);
  • Gases pressurizados;
  • Substâncias perigosas;
  • Trabalho a quente;

Para podermos executar um Trabalho Vertical com total segurança é imprescindível que se tenha procedimentos para os riscos específicos citados acima.

Mas isso é assunto para outros artigos futuros.
 
Espero que tenham gostado do artigo e deixem seus comentários sugestões críticas, elogios… bem, comentem!
Darcy Mendes Darcy Mendes (772 Posts)

Técnico em Segurança do Trabalho, graduado em Gestão Ambiental e especialização em Prevenção e Combate a Incêndio. Nas horas vagas sou músico e professor de violino!!!


13 thoughts on “Trabalho em altura pode ser feito com segurança total

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você é um robô? *