Vazamento de lama vermelha na Hungria causa mortes e deixa feridos

Vazamento de lama vermelha

Lama vermelha é o nome dado ao resíduo gerado na fabricação do alumínio

O vazamento de lama vermelha proveniente de uma barragem de resíduos de uma fábrica de alumínio causou mortes e grande preocupação para as autoridades locais.
Um dia depois do vazamento a Hungria declarou estado de emergência em três condados onde já ocorreram quatro mortes e cerca de 120 pessoas feridas.
O grande problema a ser enfretado pela população é o de não entrar em contato com a lama que contém uma pequena porcentagem de soda cáustica (veja Processo de Fabricação da Alumina) e que por isso mesmo pode causar queimaduras.
Isso deve por em estado de alerta as produtoras de alumínio aqui no Brasil, pois esse tipo de resíduo é um dos principais na fabricação do alumínio e que, pela alta quantidade gerada, necessita de grandes barragens para contê-las. Estudos têm sido feito no sentido de se apreveitar esse resíduo, mas ainda não temos uma solução final para a lama vermelha.
De acordo com o primeiro-ministro Viktor Orban, o acidente ocorrido na Hungria pode ter acontecido por falha humana, pois não houve indícios de que tenha sido causado por desastres naturais.
A preocupação no momento é com as pessoas, mas com certeza esse é  mais um acidente ambiental ocorrido em 2010 que vai entrar para a história.
Isso deve aumentar  para dez essa lista publicada recentemente.   Os nove maiores acidentes ambientais da história.
MAIS VIDEOS

http://www.youtube.com/watch?v=Wu93r46ACTI&NR=1
http://www.youtube.com/watch?v=MMTGS2E7SrM&feature=player_embedded

Darcy Mendes Darcy Mendes (789 Posts)

Técnico em Segurança do Trabalho, graduado em Gestão Ambiental e especialização em Prevenção e Combate a Incêndio. Nas horas vagas sou músico e professor de violino!!!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *