Faça uma boa avaliação de riscos com essas dicas
Existem muitas maneiras de se fazer uma avaliação de risco com métodos muito eficientes. No entanto, este é o método mais simples para a maioria das organizações.
Em breve publicarei um texto para cada um dos cinco itens abaixo.
Como avaliar os riscos em seu local de trabalho
- Identificar os perigos e riscos;
- Levantar quem e como pode ser afetado pelo risco;
- Avaliar os riscos e definir ações para seu controle;
- Registrar as ações e implementá-las;
- Rever a avaliação e atualizar, se necessário.
Cuidado para não engessar o processo! Na maioria das vezes, os riscos já são conhecidos e as medidas de controle necessárias são fáceis de aplicar. Você provavelmente já sabe, se, por exemplo, você tem funcionários que movem cargas pesadas e por isso poderia prejudicar suas costas, ou onde as pessoas têm mais probabilidade de escorregar ou tropeçar. Se assim for, verifique se você tomou as devidas precauções para evitar lesões.
- um risco é qualquer coisa que possa causar danos, tais como produtos químicos, energia elétrica, trabalhando a partir de escadas, uma gaveta aberta, etc, e
- o risco é a possibilidade, alto ou baixo, de que alguém possa ser prejudicado por perigos que essas e outras, juntamente com uma indicação de quão sério é o dano poderia ser.
Aguardem as publicações sobre os passos citados acima!
Boa tarde,
Muito bom ter assuntos de segurança do trabalho atualizado.
gostei muito desta explicação, pois facilitou-me a perceber muito e melhor sobre o assunto. gostaria de ter mais material simples e claro como este, pois estou a leccionar a cadeira de Avaliação e controle de riscos profissionais. Moçambique- Inhambane
saudações!
PRECISO DESSE CONTEUDO
Olá Marileide
Qual material que você precisa?