EPIs para eletricista – uma necessidade acima da norma

EPIs para eletricista – uma necessidade acima da norma

Os EPIs para eletricistas é primordial em serviços com eletricidade

Com a chegada da nova NR10, foi uma corrida geral atrás de treinamentos, EPIs para letricistas e ferramentas que atendessem às exigências da norma. É bem verdade que isso trouxe muitos benefícios para os profissionais da área, mas também é verdade que trouxe muito custo para as empresas. 
Comparando o custo de um uniforme normal x o uniforme (EPI) do eletricista, a diferença é considerável. Mas e o custo-beneficio? Se levarmos em conta que o custo de um acidente com lesão é altíssimo em todos os aspectos, então os EPIs para o eletricista são até baratos.
Analisemos dois cases reais de acidente envolvendo energia elétrica:
O primeiro acidente ocorreu antes da nova NR10 e o outro depois da entrada em vigor da nova NR.
Caso 1
Dois eletricistas estavam manobrando um disjuntor de alimentação de baixa tensão quando foram atingidos por arco-valtaico.
Resultado:
  • Queimadura de 2º grau em 50% do corpo dos dois eletricistas.
  • Perda material.
Caso 2 
Dois eletricistas estavam manobrando um disjuntor de alimentação de baixa tensão quanto foram atingidos por arco-voltaico.
Resultado:
  • Perda material.
Os dois acidentes são idênticos, então por que no primeiro caso tivemos graves queimaduras nos eletricistas e no segundo tivemos apenas perdas materiais?
É simples – os EPI’s evitaram as lesões! 
EPIs para eletricista – uma necessidade acima da norma
Portanto, fornecer os EPIs adequados aos funcionários pode até parecer um gasto desnecessário, mas depois de passar por situações como as citadas acima é que se dá o verdadeiro valor aos equipamentos de segurança. Se fôssemos comparar o custo dos dois acidentes, com certeza o dinheiro gasto com o primeiro case daria para comprar muitos EPIs.
Conclusão
Os gastos com EPIs não podem ser encarados como despesas puras e simples, mas sim, como um investimento necessário para que no futuro o gasto não seja maior.
Deixar de fornecer ou comprar EPIs de baixa qualidade para os funcionários é a chamada economia burra. Você economiza hoje e gasta o dobro amanhã. Além disso, você poderá ter um funcionário incapacitado para o resto da vida. 
Não vale a pena economizar quando se trata de Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional. 

10 thoughts on “EPIs para eletricista – uma necessidade acima da norma

  1. Estou comesando na area de segurança do trabalho e percebi que algumas empresas realmente não tão a divida importancia para o EPI, Mas por outro lado a tambem muita ressistencia por parte dos trabalhadores quando a uso do EPI o que divicuta muito o nosso trabalho como Técnico. Pois só lembram do epi depois do acidente.

  2. OLA REGINALDO FIZ O CURSO TECNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO E SEI A IMPORTANCIA DO USO DE EPI!SO E UMA PENA q tem empresa q nao da muito importancia pra isso ou seja se o funcionario ta usando ou nao tanto faz! e quem acaba sofrendo no final eo trabalhador

  3. Olá ReginaldoComo você pode ver, eu fiz Gestão Ambiental. Algumas empresas dão preferência na hora de contratar se você tem um curso superior, porém, no caso da gestão ambiental é preciso tomar cuidado para não acabar fazendo as duas coisas. Isso pode prejudicar o seu trabalho como técnico de segurança, a menos que tenha mais de um profissional.

  4. Oi ReginaldoEu fiz Gestão Ambiental porque na época, apesar de ser técnico de segurança, atuava mais diretamente na área ambiental.As empresas dão preferência para quem tem um curso superior na hora da contratação e, Gestão Ambiental ajuda muito.

  5. OLA MEU NOME E REGINALDO .ESTOU CURSANDO SEGURANÇA NO TRABALHO. MUITOS PROFESSORES FALAM DA INPORTAMCIA DE NÃO PARAR SO NO CURSO TECNICO. TENHO VONTADE DE FAZER OUTRO CURSO QUANDO TERMINAR , PENSEI EM GESTÃO AMBIENTAL.SERA QUE ALGUEM PODERIA ME UMA DICA.GRANDE ABRAÇO ATODOS…..

  6. PARESSE QUE TODOS SABEM DA INPORTANÇIA DE INPLANTAÇÃO DO EPIS, MAS MUITAS ENPRESAS CONTINUAN A TRABALHAR DE FORMA CONTRARIA AS NORMAS.E UMA GRANDE FALTA DE RESPEITO COM OS TRABALHADORES.

  7. Darcypenso que todos os prevencionistas concordam com você! não economizar com EPI é muito importante. Afinal no acidente de trabalho todos perdem, se é possível evitar essas perdas, por que arriscar fazendo economia onde não se deve fazer!!!Como você disse gastar com EPI é investimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *