Um chefe queria que eu liberasse uma atividade irregular.

Nesta postagem vou relatar o dia que um chefe queria que eu liberasse uma atividade irregular.

Isso já aconteceu com você? O que você fez? deixe nos comentários.

Os fatos

Estávamos (havia outro técnico comigo) de plantão em um domingo, qundo recebi a ligação para liberar um trabalho em espaço confinado (ainda não existia a NR33). O outro técnico já estava atendendo outra ocorrência.

Peguei os equipamentos e me dirigi ao local.

Haviam duas pessoas no local: o engenheiro responsável pelo serviço e o executante da atividade.

Situação

A empresa havia contratado um terceiro para fazer fotos dentro do equipamento que estava aberto desde o dia anterior;

Fiz a avaliação e o aparelho acusou a presença de CO acima do permitido;

Informei a eles que não era possível entrar no local enquanto não baixasse o nível de CO.

Foi aí que os dois se exaltaram e começaram a me pressionar para liberar o serviço, dizendo que era no máximo 5 minutos e que eu poderia ficar observando (como se isso fosse resolver alguma coisa em caso de uma emergência); o engenheiro me disse que o fotógrafo tinha vindo de longe e o serviço tinha que ser feito, pois o equipamento tinha que ser consertado o mais rápido possível. Ele ainda queria que eu emprestasse o equipamento do bombeiro para que o rapaz fizesse o serviço. Eu disse que os equipamentos dos bombeiros era somente para atender emergências. Foi nesse instante que a coisa esquentou e o engenheiro disse que iria ligar para uma pessoa que tinha muito poder na empresa (acima do diretor, inclusive). Disse a ele que poderia ligar, mas eu não iria liberar o serviço naquelas condições.

Enquanto ele ligava para o chefão, eu fiquei conversando com fotógrafo e ele me perguntou quais seriam os riscos. Expliquei para ele em detalhes os efeitos do CO (- você vai morrer por falta de oxigênio, mas respirando – falei prá ele). É claro que eu sabia que a concentração não era o suficiente para matá-lo, mas eu não colocaria meu emprego em jogo, de jeito nenhum.

Resultado

Creio que o chefão disse não para o engenheiro ou ele nem ligou nada. Apenas fingiu, só para tentar me amedrontar (eu era técnico bem novo na empresa); mas eu consegui amedrontar o fotógrafo! Ele disse que achava melhor voltar outro dia mesmo!

No final das contas, o equipamento ficou aberto mais uns 15 dias ainda até que a manutenção fosse executada.

No dia seguinte houve alguns murmurinhos, mas ninguém veio falar nada comigo!

Passei por outras situações semelhantes que outro dia conto aqui!

VEJA O VIDEO EM QUE FALEI SOBRE ESSA HISTÓRIA! 

Darcy Mendes Darcy Mendes (812 Posts)

Técnico em Segurança do Trabalho, graduado em Gestão Ambiental e especialização em Prevenção e Combate a Incêndio. Nas horas vagas sou músico e professor de violino!!!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *