Uma atitude que pode destruir a carreira do Técnico de Segurança

Tem uma atitude que pode destruir a carreira do Técnico de SegurançaTem uma atitude que pode destruir a carreira do Técnico de Segurança

É sobre isso que falaremos nesta postagem!

Tem muita coisa que pode arruinar a carreira do Técnico de Segurança, mas hoje falaremos de uma que pode estar presenta na sua vida, mesmo que você não perceba.

Já aconteceu de você ver uma situação de risco, mas acabou ignorando por considerar um risco leve ou mesmo porque você estava com pressa?

Sim. Isso pode acontecer em nosso dia-a-dia!

No entanto, a atitude que vamos falar aqui, não se aplica apenas aos Técnicos de Segurança, mas aos cargos de lideranças e, em empresas com grau elevado de cultura de segurança, se aplica a todos.

E essa atitude chama-se PERMISSIVIDADE que, segundo o dicionário Michaelis é:

1 Que dá ou envolve permissão.

2 Que é tolerante e releva falhas ou erros; indulgente

3 Diz-se da tolerância para com o desrespeito a regras e padrões sexuais e comportamentais

E aí vem mais uma série de sinônimos:

tolerante, condescendente, flexível, indulgente, transigente, complacente, paciente.

Para os Técnicos de Segurança essa atitude é extremamente prejudicial, pois permitir uma atividade com risco pode demonstrar fraqueza e, por consequência os funcionários vão achar que você é bonzinho e naturalmente irão relaxar na segurança.

Pode ser que você perceba alguém sem o protetor auricular, por exemplo, mas por pressa você siga o seu caminho e não tome nenhuma atitude, levando em consideração que ninguém vai se machucar por estar sem o protetor.

Sim, isso pode ser verdade, mas independentemente de sua pressa, é necessário ao menos uma conversa rápida ou pelo menos um sinal, demonstrando que você viu a situação e deixando claro que ele está descumprindo a regra de segurança.

Quantas vezes você já viu, ou até já fez isso –  alguém está sobre uma escada e outro indivíduo passa e grita: __Vai cair daí!

Ou seja, ele sabe que o outro está em risco, mas não toma uma atitude concreta. Se limitando apenas a adverti-lo em tom de brincadeira.

Então, amigo TST. Não seja permissivo nunca, pois seu emprego estará em risco, com certeza!

Por hoje ficamos por aqui e não se esqueça de conferir nosso conteúdo no CANAL TEM SEGURANÇA!

Abraços e até mais!

Darcy Mendes Darcy Mendes (812 Posts)

Técnico em Segurança do Trabalho, graduado em Gestão Ambiental e especialização em Prevenção e Combate a Incêndio. Nas horas vagas sou músico e professor de violino!!!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *