A empresa pode demitir um cipeiro e não pagar a indenização?

a empresa pode demitir um cipeiro
De acordo com o item 5.8 É vedada a dispensa arbitrária ou sem justa causa do empregado eleito para cargo de direção de Comissões Internas de Prevenção de Acidentes desde o registro de sua candidatura até um ano após o final de seu mandato.
Acontece que, em situações excepcionais, o cipeiro pode sim, ser dispensado sem o direito à estabilidade. 
 VEJA NO VIDEO ABAIXO:

Darcy Mendes Darcy Mendes (772 Posts)

Técnico em Segurança do Trabalho, graduado em Gestão Ambiental e especialização em Prevenção e Combate a Incêndio. Nas horas vagas sou músico e professor de violino!!!


48 thoughts on “A empresa pode demitir um cipeiro e não pagar a indenização?

  1. Olá, boa noite , sou Cipista de um supermercado, e ainda falta 1ano e 1 mês para acabar meu mandato, e eles estão querendo me manda embora, qual o valor da multa que eles tem que me pagar ?

  2. Aonde trabalho a eleição da CIPA era para ser em abril e não foi esta sendo adiado para demicao de alguns funcionários então o meu mandato ainda continua vigente e se me demitirem terão que me pagar um ano mais o tempo restante que falta para novas eleições que ainda não fora programada correto pois ainda exerço algumas funções como fazer auditorias pela CIPA aguardo resposta obrigado

  3. fui desligado da empresa eles alegam que fechou .mas algum funcionarios foram transferido pra outras lojas. o cnpj da empresa continua ativo tenho algum direito alguma coisa. agora e outro nome mas sao os mesmo dono. mas o cnpj ta ainda ativo.

  4. fui desligado da empresa eles alegam que fechou .mas algum funcionarios foram transferido pra outras lojas. o cnpj da empresa continua ativo tenho algum direito alguma coisa. agora e outro nome mas sao os mesmo dono. mas o cnpj ta ainda ativo.

  5. Ola sou cispita foi mandado embora da empresa e ai empresa pagar os 4 meses que falta para acaba minha estabilidade ou tem mais alguma em cima disso e qual e o valor.

  6. Sou cipeiro de um construtora terceirizada com contrato de 1ano, mas só q à contratante cancelou o contrato. E agora eu perdo a estabilidade alguém podia tira essa dúvida por favor.

  7. Sou cipeiro de um construtora terceirizada com contrato de 1ano, mas só q à contratante cancelou o contrato. E agora eu perdo a estabilidade

  8. Olá,

    Boa noite, faço parte do corpo de planejamento de obra e estou tendo problemas com um cipista. O colaborador constantemente coloca atestados médicos (em 02 semanas trabalhou apenas 1 dia e os outros colocou atestado de ortopedista em um dia, oftalmologista em outro, clinico geral em outro e fica so fazendo isso), vai para a obra e não faz o que deveria fazer (pintar), está criando confusão com o encarregado e fica o tempo inteiro mandando o encarregado demitir ele. A verdade é que ele está procurando motivo para a empresa demití-lo e colocar a empresa na justiça. Eu já chamei o mesmo algumas vezes para conversar aí ele passa 01 ou 02 dias bem produtivo e depois volta a fazer tudo novamente. Como nossa empresa é terceirizada estamos recebendo reclamação do cliente constantemente pela improdutividade do mesmo. Ele já recebeu 02 advertências e continua fazendo as mesmas coisas. O que podemos fazer?????

  9. Meu mandato terminou em maio de 2015 e agora em julho , a empresa me colocou em aviso prévio. Sei que tenho até maio de 2016 , minha estabilidade. Pergunto se a empresa me pagar somente as verbas rescisórias normais, o que devo fazer? Ela também pode , em ultima hora, revogar o aviso? Como é empresa de terceirização , pode me colocar em outro contrato, fora no local onde fui eleita?

  10. trabalho em uma firma,mas terminou a obra e formos pra outra com a mesma firma.teria que reunciar a cipa pra poder ir pra outra obra.sendo a mesma firma engenheiro e carregado,ou estou sendo lesado, por favor mim tire essa duvida.

    1. Olá Carmem,

      Se ele era indicado, então não tem estabilidade. Mesmo assim, quando uma obra termina. Acaba o contrato e o funcionário pode ser demitido. Se for transferido para outra obra, não leva consigo o cargo que exercia como cipeiro.

  11. O contrato da empresa termina 12 de agosto com aditivo até 12 setembro .com término do contrato e da obra o cipeiro tem algum benefícios a mas. Dos demais funcionários ?

  12. Sr. Darcy Mendes, bom dia!

    Se possível, gostaria de saber sobre “validação de diploma” de Técnico de Segurança do Trabalho para USA. Tenho vontade de trabalhar por lá para melhorar o conhecimento e ter mais experiência na área. O Senhor poderia me informar sobre esse processo de validação? Desde já agraço a atenção.

    Antônio Ferreira

  13. Reformulando a pergunta acima
    Caso a empresa me demita ela terá que me pagar os meses que ainda me restam como cipeira. O valor é calculado com base em meu salário bruto ou no salário mínimo vigente?
    Grata.

  14. Boa Tarde…
    Sou vice-presidente da cipa ha 6 meses, Caso a empresa me demita o valor da multa corresponde ao meu salário integral ou ao salário mínimo vigente?
    Desde já agradeço e aguardo resposta.

  15. Sou da Cipa e sou Eleito.
    Gostaria de saber se caso eu for demitido sem justa causa. qual o valor da multa a ser pago pela empresa a mim ???

  16. – Fui mandado da empresa ! Sem justa causa , ele mandou porque quis , mais meu mandato ainda nao terminou, só em setembro. Qual o meu direito? A quem eu procuro pra saber os meus direitos.

  17. foi mandado embora dois cipeiro, como eu faço, tenho que ter uma nossa votação? ou a empresa pode indicar os dois? qual o documento que eu uso pra formalizar.

    1. Se eles eram titulares é substituir pelos próximos mais votados. Faça uma carta informando as substituições, bem como o motivo de tal substituição. Depois protocole no sindicato da categoria.

  18. Oi faço parte da estabilidade da cipa a empresa me mandou embora, e agora alegram que não sabiam que eu tinha estabilidade e querem que eu volte a trabalha novamente eu sou obrigada a volta O trabalho ?
    Tirando que já assinei a o aviso prévio só n fiz o exame e nem a homologação sou obrigada a volta a trabalha?

  19. fui cipeiro eleito fiz uma carta de rununcia eu fiz a proprio punho colocando me desligando por motivos particulares e não cetei nada sobre estabilidade e tinha apenas 10 meses de cipa após 30 dias me demetiram não recebi nada de multa ou estabilidade ,somente coloquei na carta desligamento por motivos particulares mas somente eu assinei e o presidente eu teria direito a estabilidade ou tenho algo mais a receber

  20. O Cipeiro Suplente votado tem a mesma estabilidade que o cargo de direção de CIPA?
    Ele pode ser dispensado sem que a empresa tenha que indenizá-lo?

  21. Darcy. No caso a CIPA continua com suas atividades( prestando serviço), existe a necessidade de transferir um CIPEIRO (representante do empregador – Suplente), para outro estabelecimento da empresa, local sem a CIPA, como procedo ?

    1. Se for transferir para um CNPJ diferente, terá que indicar outro suplente. Caso seja o mesmo CNPJ e na mesma região, não há necessidade da substituição. Em todo caso, se ele não puder participar das reuniões eu sugiro que seja substituído.

  22. Caro(a) colegaNo video cita que a CLT prevê a dispensa sem direito à estabilidade quando a empresa enfrenta problemas financeiros. Outra situação é quando a empresa encerra um contrato como terceiro. Por exemplo: a empresa tem um contrato de um ano para prestação de serviço e tem por obrigação formar sua CIPA. Se o serviço terminar, a estabilidade dos cipeiros também termina. É a chamada CIPA provisória.

  23. Em se tratando de CIPA, com que fundamento ou Lei diz que em situações excepcionais, o cipeiro pode sim, ser dispensado sem o direito à estabilidade.

  24. Há o meu caso, era Cipeiro Suplente votado e fui dispensado. Fui dispensado em Setembro de 2011 e se não me engano minha estabilidade estava prevista até fevereiro de 2013. Na minha homologação do sindicato fizeram uma ressalva no verso da rescisão e o próprio advogado do sindicato está movendo minha causa causa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você é um robô? *