Observação Comportamental – com ela é possível identificar riscos ocultos das atividades

Usando a observação comportamental para identificar os riscos

observação comportamental
Uma boa forma de se identificar riscos das atividades é a Observação Comportamental. Conforme vimos na publicação Em busca de um comportamento mais seguro dos trabalhadores, a Observação Comportamental deve obedecer aos critérios que levem o trabalhador a ver o seu desvio comportamental.
Embora o trabalhador possa estar muito bem treinado e consciente, muitas vezes o estresse do trabalho acaba fazendo com que este se desvie do comportamento padrão ao se deparar com um acontecimento inesperado em sua máquina. E aí, podemos lembrar-nos do artigo publicado pela Isabela – Engenharia de confiabilidade previne falhas na indústria, onde uma falha mecânica pode levar a um acidente. A questão a ser analisada não é a quebra da máquina em si, mas o comportamento do funcionário ao se encontrar envolvido por uma situação não rotineira. É nesse momento que podemos observar os mais diversos desvios e a segurança acaba sendo esquecida na ânsia de corrigir um problema do equipamento.
Através da Observação Comportamental nós podemos intervir, antes que a situação passe de um desvio comportamental, para a iminência de um acidente. É nessa hora que o supervisor bem treinado faz a diferença. A ação rápida é necessária e todo o trabalho pode ser prejudicado se uma atitude não for tomada. O supervisor deve ter em mente que a produção é importante, sim, mas não a ponto de deixar que seus colaboradores se exponham a riscos desnecessários. Um acidente nesse momento, não só vai fazer com que a máquina fique parada por mais tempo, como gerará a perda temporária ou não da mão de obra.
Portanto, ter a equipe toda treinada na Observação Comportamental, é imprescindível para que as atividades sejam desenvolvidas com total segurança.
Evitar os erros humanos só é possível se estivermos monitorando as atividades exercidas por estes. Como podemos ver em Estudos de confiabilidade humana podem evitar acidentes em operações de alto risco, a maioria dos acidentes é resultado de falhas humanas, mas que normalmente acontece por falhas administravas que podem ser:
– Falta de treinamento;
– Treinamento deficiente;
– Falta de procedimento e/ou procedimentos falhos;
– Falta de supervisão da tarefa;
– Pressão para cumprir metas de produção;
– Supervisão despreparada para comandar;
É certo que ainda podem ter outros fatores não mencionados acima, mas não é preciso todos eles para gerar um acidente. Se for feito um estudo em cima da estatística de acidentes da empresa, é fácil identificar onde estão ocorrendo as falhas e aí atacá-las no ponto certo.
Identificar as falhas e traçar um plano de ação é o primeiro passo para evitar que os acidentes continuem a acontecer.
A Observação Comportamental é apenas uma das ferramentas a ser utilizadas na prevenção. Se bem aplicada trará benefícios para todos.
Saiba mais sobre a Observação Comportamental e torne sua empresa ainda mais segura.
Darcy Mendes Darcy Mendes (784 Posts)

Técnico em Segurança do Trabalho, graduado em Gestão Ambiental e especialização em Prevenção e Combate a Incêndio. Nas horas vagas sou músico e professor de violino!!!


3 thoughts on “Observação Comportamental – com ela é possível identificar riscos ocultos das atividades

    1. Olá Jaquison
      Seja bem vindo. Para receber os informativos você precisa cadastrar seu email ao acessar o site. Se você já fez isso, toda vez que publicarmos algum assunto, você receberá um email informando sobre a publicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *