Testemunha ocular de um acidente

Testemunha ocular de um acidenteNa grande maioria das vezes em que precisei analisar um acidente de trabalho, contava apenas com as informações de outras pessoas (ou às vezes nem isso), detalhes do cenário e informações pregressas do acidentado. Isso pode ser bastante frustrante, pois é muito difícil chegar às causas reais do acidente. (Ao final do texto, baixe  grátis um procedimento para investigação de acidente

Calma aí amigos!!! Não vou falar sobre investigação de acidentes e coisa e tal, mas da facilidade que se tem quando você é a testemunha ocular do acidente.

A ocorrência que presenciei

Após o almoço costumo me sentar com alguns colegas em uma sala de espera, de onde posso ver a movimentada avenida em frente à fábrica. Nesse dia, em um determinado momento apareceu um furgão que parou no meio fio do canteiro central e dois trabalhadores começaram um serviço de instalação de cabos (creio que era de telefonia). Essa cena estava a uns 100 metros e pude ver que o funcionário após subir na escada, colocou o cinto e depois a amarrou. Depois de algum tempo ele desceu e seu colega subiu com o furgão sobre o canteiro e começou a puxar o cabo, enquanto o colega subia na escada novamente. Foi nesse momento que o rapaz deu um grito e caiu da escada. A queda foi de uns 3 metros de altura, mas o rapaz permaneceu consciente. O socorro foi chamado e enquanto o socorro não vinha aconteceram algumas coisas que me chamaram a atenção. Uma delas foi o colega do rapaz movimentar as suas pernas e braços, demonstrando total desconhecimento sobre primeiros socorros. A outra foi a demora no atendimento – cerca de 40 minutos.


Lições aprendidas

Devemos aprender com os erros para não errar mais, porém só aprendemos quando analisamos detalhadamente onde foi que erramos. 

No acidente acima ocorreram vários erros, mas como disse antes, não vou analisar o acidente, apenas quero tecer comentários a respeito do quanto é importante trabalhar na prevenção.

Ao investigar um acidente, seja pelo método de árvore das causas (Analisando um acidente pelo método de Árvore das Causasou outro qualquer, precisamos ir a fundo para descobrir desvios que podem ficar imperceptíveis a grosso modo. Tenho certeza absoluta que ninguém conseguirá mais detalhes do que eu no acidente que relatei, pois estava vendo tudo que estava acontecendo. Duvido que ao analisar messe acidente, seja levantada uma ação corresponde ao treinamento de primeiros socorros. Sendo assim, uma lição não será aprendida com esse acidente que, muito bem, poderá ter agravado a situação do acidentado.

Conclusão

Se puder contar com uma testemunha ocular do acidente, com certeza terá muito mais informações detalhadas da ocorrência. Ter um roteiro para investigação facilitará o trabalho. Já escrevi uma vez sobre investigação de acidente e você pode ler e baixar um modelo em:

Ao final de tudo o que conta mesmo é a geração de um plano de ação eficaz e que seja realizado, pois de nada adianta colocar  no papel e engavetar. Fazendo assim, termos a certeza de evitar a recorrência do fato.

Darcy Mendes Darcy Mendes (772 Posts)

Técnico em Segurança do Trabalho, graduado em Gestão Ambiental e especialização em Prevenção e Combate a Incêndio. Nas horas vagas sou músico e professor de violino!!!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você é um robô? *