Segurança do Trabalho: saiba mais sobre esse curso‬

Segurança do Trabalho: saiba mais sobre esse curso‬Este é um artigo oferecido pelo JobTonic.com.

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Veja mais sobre um dos cursos mais cogitados do mercado.

 Mais sobre o curso

O curso de Segurança do Trabalho é um dos cursos que mais tem empregado nos últimos anos e anualmente forma milhares de novos profissionais. O curso técnico em Segurança do Trabalho tem como principal objetivo formar uma gama de profissionais para atuar na prevenção de acidentes e no apoio à saúde dos trabalhadores de uma empresa Esse curso tem nível médio e, nele, o estudante poderá aprender como garantir a segurança no ambiente de trabalho e minimizar quaisquer riscos que possam afetar a saúde da equipe.

Entre todos os temas estudados estão: as normas e leis sobre a segurança no trabalho, o uso de Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) e Equipamentos de Proteção Individual (EPI), princípios de higiene e saúde do trabalho, Programas de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e métodos para identificar, analisar e adotar medidas de controle a fim de prevenir possíveis riscos ambientais e preservar a segurança na realização das funções.

Segurança do Trabalho: saiba mais sobre esse curso e cadastre-se em jobtonic para poder encontrar vagas de emprego disponíveis em todas as regiões do Brasil.

Como funciona o curso?

O curso de Técnico em Segurança do Trabalho pode ser estudado em escolas em todo o Brasil, tanto na modalidade presencial como a distância. Para poder se inscrever no curso é preciso ter concluído o ensino básico. Dependendo da escola, pode ser ainda exigido uma idade mínima, que varia entre 16 e 17 anos. Outras escolas aceitam somente alunos do 2º ano ou que já tenham concluído o Ensino Médio. O curso possui três diferentes modalidades:

Integrada: nesse primeiro formato, o estudante precisa apenas matricular-se no curso, que integra todo o conteúdo sobre o tema com os cursos do Ensino Médio.

Concomitante: já aqui, o curso técnico será um complemento a mais do Ensino Médio e, por esse motivo, será preciso realizar duas diferentes matrículas.

 Subsequente: é destinado a quem já concluiu sua formação no Ensino Médio e está em busca de uma qualificação mais completa para atuar no mercado.

Grade curricular e perfil profissional

A carga horaria mínima desse curso é de: 1.200 horas/aulas e em algumas escolas o período de estudos pode corresponder a 3 semestres ou a até mesmo 3 anos.

Na grade curricular, pode ocorrer variação dependendo da instituição. As disciplinas que mais estão presentes em um curso desse porte são: desenho técnico, doenças ocupacionais, legislação, ergonomia, meio ambiente e qualidade de vida, sistemas de segurança e saúde no trabalho, prevenção e controle de riscos e tecnologias de prevenção e combate a incêndio e o suporte emergencial à vida dos trabalhadores. Esse profissional pode atuar em ações de prevenção; identificar e adotar medidas que minimizem riscos; orientar sobre o uso de equipamentos de proteção; investigar e analisar acidentes; e desenvolver ações educativas, entre muitas outras atividades relacionadas à profissão.

Mercado de trabalho para esse profissional

Com formação em Segurança no Trabalho, o profissional raramente ficará sem emprego, uma vez que a própria legislação exige das organizações a contratação de profissionais formados nesse curso. O técnico em Segurança no Trabalho pode atuar em sindicatos e entidades de classe, representantes de equipamentos de segurança, estabelecimentos comerciais ou na própria indústria (setor privado e público). Vale lembrar que esse curso é de nível médio. Para quem tiver interesse, os cursos superiores de Tecnólogo em Segurança no Trabalho são oferecidos por diversas faculdades espalhadas pelo território brasileiro.

One thought on “Segurança do Trabalho: saiba mais sobre esse curso‬

  1. É pura verdade, o profissional de segurança do trabalho ter que mudar a cultura de trabalhadores que, por sua vez, vem trabalhando a muito tempo de forma incorreta, mas, pensando ele estar trabalhando corretamente dodo ao fato de que devido a este mesmo tempo, ao longo da suas atividades, ter incorporado o errado à normalidade de suas tarefa e já tem como um dado estabelecido. Então fica realmente difícil transformar o que se formou ao longo desse tempo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *